Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Copa Rio

A copa estadual, que dá uma vaga na Copa do Brasil, teve como campeão neste ano o Tigres. A equipe derrotou o Madureira, numa dramática final. A jovem equipe de Duque de Caxias conquistou seu primeiro grande título profissional, e a chance de jogar a Copa do Brasil, em 2010. O Madureira, com o vice-campeonato, assegurou vaga no Campeonato Brasileiro da Série D, que aconteceria pouco depois.

  • 1ª fase:
Seis equipes disputaram uma fase classificatória, onde os quatro melhores seriam divididos entre os outros grupos já definidos. Foram elas: Campo Grande, Sendas, Aperibeense, Fênix, CFZ e Castelo Branco. O Campo Grande foi o destaque negativo, tendo perdido todos os jogos, e sofrendo a incrível marca de 52 gols em apenas dez partidas. O Castelo Branco foi o outro eliminado na fase classificatória. O time da zona oeste perdeu seis pontos no TJD, por escalar três atletas irregularmente. Com isso, avançaram Sendas, CFZ, Aperibeense e Fênix.

  • 2ª fase:
Já com os clubes de maior prestígio, a 2ª fase conheceu seus oito melhores times. No Grupo B, Madureira e Tigres dividiram a liderança, e se classificaram. No Grupo C, os dois primeiros foram Resende e o surpreendente Quissamã. Já no Grupo D, lideraram Volta Redonda e Sendas. Entraram também como melhores equipes por índice técnico, Macaé e Cabofriense.

  • 3ª fase:
Os oito melhores clubes da competição entraram em campo brigando pelas duas vagas na final. No Grupo E, o Madureira confirmou a boa fase, e se classificou (ainda que com dificuldade), deixando para trás o Macaé, concorrente direto, além de Quissamã e Volta Redonda (este último com uma incrível queda de rendimento). No Grupo F, o Tigres classificou-se por antecipação, eliminando Resende, Sendas e Cabofriense.

  • Finais:
Tigres e Madureira fizeram os dois jogos da decisão. O primeiro, em Madureira, terminou empatado (2-2). Na volta, em Caxias, vitória do Tigres por 2-0, e o título garantido para a equipe de Xerém.

  • Destaques individuais:
Um dos grandes nomes da competição, sem dúvida, foi o meia André Bocão, do Tigres. Autor de sete gols na Copa Rio, foi o responsável pela armação de jogadas do time campeão. Além de tudo, foi o autor do gol do título de seu time, na decisão contra o Madureira.

Pelo lado do Madureira, o meia Bruno se destacou na competição. Jogador de velocidade e habilidade, Bruno marcou 7 gols com a camisa do Tricolor Suburbano, e foi um dos responsáveis pela boa campanha do time na Copa Rio.

O atacante Jones, do Macaé, marcou cinco vezes no campeonato. Jones é um atacante de bom poder de finalização, e com experiência em competições como o Campeonato Carioca, Copa do Brasil e a própria Copa Rio, já tendo rodado por algumas equipes do futebol carioca.

Carlinhos, promissor meia-atacante do Castelo Branco, também foi um dos que deixou boa impressão. Carlinhos é técnico, muito rápido e habilidoso. O jovem atleta joga no ataque, mas é praticamente um ponta-direita, já que está quase sempre naquela posição, buscando muitas jogadas de linha de fundo, ou mesmo tentando finalizações.

O artilheiro do campeonato não poderia ficar de fora. Daniel, atacante do Sendas, foi o autor de nada menos que 15 gols. Jovem, com apenas 21 anos, Daniel mostrou qualidade neste campeonato, com ótima finalização. Revelado pelo próprio clube de Meriti, pode surgir como uma boa promessa em breve.

Outro futuro craque pode ser o atacante Alex, do CFZ. Com catorze gols marcados, e uma média próxima a um gol por jogo, o jogador de apenas 18 anos de idade causou sensação na competição. O promissor centroavante foi adquirido pelo Botafogo, depois da competição. No momento, Alex tem seu espaço apenas entre os juniores do Alvinegro.

  • Artilheiros:
15 gols:
Daniel (Sendas)

14 gols:
Alex (CFZ)

10 gols:
Vitor Rossini (Sendas)

8 gols:
Raphael (Fênix)
Carlinhos (Castelo Branco)

7 gols:
André Bocão (Tigres)
Hiroshi (Resende)
Bruno (Madureira)

6 gols:
Leandrão (Sendas)
Tiago Amaral (Castelo Branco)
Fábio, Valdeílton e Wendel (Aperibeense)

5 gols:
Júnior Baiano (Volta Redonda)
Serginho (Sendas)
Fabrício (Quissamã)
Ricardo (Quissamã)
Jones (Macaé)
Júlio César (CFZ)
Maurício (Bangu)

  • Classificação final:
1 Tigres 30
----------
2 Madureira 27
----------
3 Sendas 35
4 Resende 29
5 Macaé 24
6 Quissamã 23
7 Volta Redonda 21
8 Cabofriense 11
----------
9 CFZ 23
10 Fênix 20
11 Aperibeense 17
12 Boavista 7 (2 vitórias, saldo de gols: -3)
13 Friburguense 7 (2 vitórias, saldo de gols: -4)
14 Bangu 4
15 Americano 3
----------
16 Castelo Branco 10
17 Campo Grande 0

OBS.: a soma dos pontos é relativa a todas as fases disputadas pelos times. Do 16º ao 17º, estão os clubes eliminados na 1ª fase, e suas respectivas pontuações na fase. Do 12º ao 15º estão os clubes eliminados na 2ª fase, e as pontuações somadas das fases que disputaram. Do 3º ao 8º estão os clubes eliminados na 3ª fase, e as pontuações somadas das fases que disputaram. Do 1º ao 2º, também se leva em consideração a soma das pontuações das três fases antes das semifinais.

1. (em verde, o time campeão, classificado para a Copa do Brasil 2010)
2. (em azul, o 2º colocado, classificado para o Campeonato Brasileiro Série D 2009)

Nenhum comentário: