Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Campeonato Carioca 3ª Divisão

O campeão foi o Sampaio Corrêa, que derrotou o Fênix, na decisão. O terceiro colocado foi o Rio das Ostras, e foram estas as três equipes promovidas para a Série B do Estadual de 2010. Série C 2009 não foi o mesmo show de W.O's das edições anteriores, mas eles estiveram presentes em pelo menos meia-dúzia de vezes. O Rio Bonito acabou desistindo da disputa em cima da hora, deixando um grupo com apenas quatro equipes.

  • 1ª fase:
No Grupo A, o Fênix classificou-se em seu grupo na 1ª posição. O Barra Mansa, rival da mesma cidade, ficou na 2ª posição, e o Paraíba do Sul ficou em 3º. O Três Rios ficou em quarto, eliminado, junto com o Real Angra, que ficou em último. Na chave B, o Rio das Ostras foi o melhor em relação ao Sampaio Corrêa e ao Independente. O Esprof sequer empatou um jogo, e facilitou a vida de seus colegas de grupo. No Grupo C, o Leme foi facilmente o melhor, tendo vencido sete de seus oito jogos. Logo depois vieram Barcelona e Serrano. O Arraial do Cabo e o Duquecaxiense foram eliminados.

No Grupo D, o Castelo liderou facilmente, com Heliópolis e Rubro ficando com as outras duas vagas. Rio de Janeiro e Marinho ficaram de fora. No Grupo E, os três melhores foram Bela Vista, Santa Cruz e Juventus. O União Central entrou como melhor 4º colocado, depois de uma disputa com o Arraial do Cabo, que acabou na justiça desportiva.

  • 2ª fase:
Os 16 classificados foram divididos em quatro grupos. Na primeira chave, os dois melhores foram Santa Cruz e Leme, sem muitas dificuldades. Bela Vista e Heliópolis ficaram pelo caminho. No Grupo II, Castelo Branco e Rio das Ostras se classificaram facilmente, deixando para trás Rubro e Barcelona. No Grupo III, o Fênix e o União Central passaram sem maiores dificuldades, eliminando Barra Mansa e Juventus. Já no Grupo IV, Sampaio Corrêa e Paraíba do Sul atropelaram Independente e Serrano.

  • 3ª fase:
Esta foi a fase mais equilibrada da Série C. Na primeira chave, o Castelo Branco só garantiu a classificação na última rodada, ao derrotar e eliminar o Paraíba do Sul. O outro classificado foi o Fênix. O Santa Cruz foi eliminado junto com o Paraíba do Sul. No Grupo II, Rio das Ostras e Sampaio Corrêa se classificaram, superando Leme e União Central.

  • Fase final:
As semifinais viram os confrontos entre Castelo Branco x Sampaio Corrêa, e Rio das Ostras x Fênix. O Sampaio Corrêa passou pelo Castelo, vencendo por 4-2 na soma dos resultados, e se garantiu na Série B 2010. Na outra semifinal, o Fênix passou com 2-1 no agregado, também se classificando antecipadamente. Na decisão do 3º lugar, que valia a última vaga, 0-0 nos dois jogos, e o Rio das Ostras ficou com a vitória nos pênaltis (8-7). Na finalíssima, o Sampaio Corrêa venceu os dois jogos da final, e ficou com o título.

  • Destaques individuais:
O Sampaio Corrêa teve uma dupla de ataque bastante eficiente neste ano. Elias, artilheiro da Série C do Carioca, com 20 gols, mostrou grande poder de finalização. Marcou gols importantes, inclusive nas semifinais e finais do campeonato. Ao lado dele, o fiel escudeiro, Rômulo, que marcou 13 vezes. Ambos tiveram um ano brilhante, e graças a eles, o Sampaio pôde sonhar com o acesso e realizá-lo, enfim.

Mas o Castelo Branco também teve um jogador de destaque nesta Terceirona: Tiago Amaral, poderoso centroavante da equipe da Zona Oeste. Com 17 gols, ele foi o artilheiro durante a maior parte do campeonato, até ser alcançado por Elias e sua grande fase. Tiago Amaral mostrou bom trabalho na finalização e no jogo aéreo, além de muito oportunismo.

O atacante Lucas, do Fênix, de Barra Mansa, fez várias boas partidas com a camisa de seu time, tendo marcado onze vezes. Lucas é um jogador rápido, habilidoso, de bom chute, mas que não joga essencialmente como centroavante, tendo bons momentos como uma espécie de segundo atacante.

O meia Paulo Victor, do Santa Cruz, foi o organizador de seu time nesta competição. Além das assistências que deu ao longo no torneio, marcou sete gols, e terminou como artilheiro de seu time. No Rubro, o atacante Marcelo, ídolo da torcida do clube de Araruama, marcou cinco gols, e foi o grande destaque de um time sem muito brilho no campeonato.

  • Classificação final:
1 Sampaio Corrêa 37
2 Fênix 41
3 Rio das Ostras 38
----------
4 Castelo Branco 43
----------
5 Leme 40
6 Paraíba do Sul 35
7 Santa Cruz 32
8 União Central 27
----------
9 Barra Mansa 21
10 Bela Vista 18
11 Barcelona 16
12 Independente 14 (4 vitórias)
13 Heliópolis 14 (3 vitórias, saldo de gols: -5)
14 Rubro 14 (3 vitórias, saldo de gols: -8)
15 Juventus 12 (3 vitórias, saldo de gols: -13)
16 Serrano 12 (3 vitórias, saldo de gols: -17)
----------
17 Três Rios 11
18 Arraial do Cabo 9
19 Rio de Janeiro 8
20 Nilópolis 7 (2 vitórias, saldo de gols: -5)
21 Marinho 7 (2 vitórias, saldo de gols: -8)
22 Duquecaxiense 3
23 Real 1
24 Esprof 0

OBS.: a soma dos pontos é relativa a todas as fases disputadas pelos times. Do 17º ao 24º, estão os clubes eliminados na 1ª fase, e suas respectivas pontuações na fase. Do 9º ao 16º estão os clubes eliminados na 2ª fase, e as pontuações somadas das duas fases. Do 5º ao 8º estão os clubes eliminados na 3ª fase, e as pontuações somadas das três fases. Do 1º ao 4º, também se leva em consideração a soma das pontuações das três fases antes das semifinais.

1. (em verde, os três primeiros colocados, e classificados para o Campeonato Carioca Série B 2010)

Nenhum comentário: