Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Campeonato Carioca 2ª Divisão

A 2ª Divisão do Carioca teve alguns desfalques antes de seu início, como foi o caso do Estácio e do Céres. Apesar disso, vinte equipes iniciaram a disputa pelo título e pelas duas vagas na elite. Ao fim do torneio, o América saiu campeão, com o Olaria em segundo. Ambas as equipes garantiram, assim, a volta à 1ª Divisão do Carioca, em 2010.

  • 1ª fase:
O Grupo A acabou sendo o mais equilibrado. Apesar do América ser o favorito, passou por alguns maus bocados na primeira fase, como as derrota para o Artsul (1-2) e Quissamã (0-1) e o empate com o CFZ (1-1). Mesmo assim, o clube garantiu a primeira posição com alguma tranquilidade. O Quissamã, um ano após o título da Terceirona, mostrou que está crescendo e, com uma ótima campanha, ficou com a 2ª posição na chave. Riostrense, Bonsucesso e Artsul completaram a gama de classificados. O CFZ, por sua vez, foi eliminado, após perder dois jogos cruciais em casa, contra Bréscia (1-2) e Riostrense (0-1).

No Grupo B, os cinco classificados foram conhecidos bem cedo. O Sendas terminou como líder, com o Nova Iguaçu logo atrás. O Olaria ficou em terceiro, com Goytacaz em quarto, e Portuguesa em quinto. A diferença do 1º para o 5º colocado foi de apenas cinco pontos. No entanto, a diferença do 5º para o 6º colocado foi de nada menos que 14 pontos. Uma gritante diferença técnica no grupo.

  • 2ª fase:
O América teve um início um pouco turbulento, após derrotas em casa para o Goytacaz (0-1) e Bonsucesso (1-2). Por vezes, o ascenso foi colocado em dúvida pelos torcedores mais céticos. O Olaria teve uma campanha bastante regular, e se manteve no G2 quase o tempo todo. Apesar disso, o Sendas também mostrou coesão e brigou pela vaga até o final. O Goytacaz, que teve a melhor média de público da Segundona, também estava no páreo. No final, o América acabou garantindo o acesso para a elite, a três rodadas do fim. A segunda vaga só foi conhecida na rodada final, quando o Olaria venceu o Riostrense, em um jogo dramático na Bariri (3-1). O Sendas acabou eliminado na penúltima rodada, depois de empatar com o Riostrense (3-3), depois de estar vencendo por 3-1, resultado que manteria vivo o clube de Meriti.

  • Rebaixamento:
Foram para o Grupo da Morte, Bréscia, Campo Grande, Villa Rio, Profute, Angra dos Reis e Aperibeense. O Angra só entrou no grupo porque perdeu doze pontos no TJD, ainda na 1ª fase, por escalar dois jogadores irregulares. No entanto, o grupo começou com apenas cinco equipes, já que o Bréscia se retirou, alegando ser prejudicado pela arbitragem, e por falta de recursos financeiros. Com isso, o clube de Magé foi automaticamente rebaixado.

O começo do grupo foi equilibrado, mas no final, duas equipes conseguiram se livrar com alguma antecedência: Aperibeense e Angra dos Reis. O Profute se livrou definitivamente na penúltima rodada. O Campo Grande, apesar do bom começo, e de alguns jogos convincentes, acabou rebaixado, junto com o Villa Rio.

  • Destaques individuais:
Provavelmente, o melhor jogador desta edição da Série B tenha sido o jovem meia Geovane, do Artsul. Rápido e habilidoso, além de bom finalizador, Geovane marcou 11 gols na Série B. Suas boas atuações o levaram ao Vasco da Gama, para onde se transferiu após o campeonato.

Não se pode esquecer também, é claro, do artilheiro do campeonato: o jovem atacante Alexsandro, do América. Autor de 21 gols, o centroavante ajudou (e muito) o América, na volta para a Série A do Estadual. No Alvirrubro,também se pode destacar o meio-campo Diguinho, vice-artilheiro da equipe, com nada menos que 14 gols. Jogador de qualidade na armação, mas também de bom poder de marcação, chegou ao América vindo da base do Flamengo. Seu bom futebol o levou ao Botafogo, onde começará jogando a temporada de 2010.

O Bonsucesso, embora tenha ficado por mais um ano na Segundona, teve uma dupla de ataque infernal neste ano: Rafael Paty (18 gols) e Alan (13 gols) foram autores da maioria dos gols do Rubroanil da Leopoldina. O primeiro é um centroavante experiente, de força física e ótima finalização. Rafael já passou pelo Bonsucesso anteriormente, onde livrou o clube do rebaixamento em 2008. No ano de 2010, Rafael Paty vai defender o América, na Série A do Carioca.

Já Alan é um jogador com menos força física, mas com mais habilidade, velocidade, e que cai pelos dois lados da área, jogando como um segundo atacante. Alan combina velocidade de raciocínio e boa finalização, podendo ser uma opção para a referência na área.

O Sendas não subiu por pouco, mas teve em Gustavo, meio-campista, um grande nome. Ele marcou seis gols, mas foi responsável por outros tantos. Com passagens por Paraíba do Sul, Volta Redonda e Guarani, Gustavo mostrou que tem mesmo futebol para buscar uma vaga em clubes maiores. Aos 27 anos, o jogador foi um dos grandes responsáveis pela boa campanha da equipe de São João de Meriti.

O Olaria, vice-campeão, contou com aquele que foi considerado um dos melhores defensores da competição, o zagueiro Tinoco. Experiente, com passagens por Fluminense e Duque de Caxias, Tinoco foi autor de um gol crucial contra o Sendas, nas últimas rodadas da 2ª fase, além de outras boas performances durante a competição. Tinoco, de 27 anos, vai voltar ao Duque de Caxias na próxima temporada.

Mas o Olaria não teve apenas Tinoco. No ataque, destacou-se o veloz Flamel. Com uma recente passagem frustrada pelo Flamengo, o meia paraense foi, por muitas vezes, o cérebro do meio-campo do OAC. Mesmo não tendo marcado muitos gols, mostrou que pode desequilibrar com sua habilidade e experiência. Outro bom nome do ataque olariense é do jovem atacante Vinícius, autor do gol que deu a vaga ao Olaria. Franzino, mas muito rápido, Vinícius tem boa finalização, principalmente de médias distâncias. Pode também jogar como meia. O meia Renato, de apenas 19 anos, entrou em várias partidas neste campeonato, tendo sido importante na maioria deles. Vindo da base do Vasco da Gama, Renato tem as reais qualidades de um meia-direita: técnica, velocidade e bom passe.

No Goytacaz, o experiente Rondinelli foi um dos destaques, com sete gols. Rondinelli, com passagens por Volta Redonda e Americano, pode jogar como meia (posição que sustentou na maioria das vezes) e lateral-esquerdo, sempre com qualidade. O atacante Róbson marcou onze vezes na competição, muito graças a seu companheiro. Muito embora seu companheiro de ataque tenha mudado ao longo do torneio (Jean, Valdiran, Hércules...), Róbson mostrou poder de fogo e faro de gol, quase levando o Goyta à Série A de 2010.

  • Classificação final:
1 América 83
2 Olaria 69
----------
3 Goytacaz 63
4 Quissamã 61
5 Sendas 64
6 Artsul 44
7 Nova Iguaçu 51
8 Bonsucesso 43
9 Portuguesa 45
10 Riostrense 35
----------
11 Cardoso Moreira 24 (7 vitórias, saldo de gols: -9)
12 CFZ 24 (6 vitórias, saldo de gols: 2)
13 São Cristóvão 19
14 Miguel Couto 15
----------
15 Profute 29
16 Aperibeense 23
17 Angra dos Reis 17
----------
18 Villa Rio 23
19 Campo Grande 19
20 Bréscia 12

1. (em verde, os dois primeiros colocados na 2ª fase, e classificados para o Campeonato Carioca Série A 2010)
- Lembrando que os 10 primeiros colocados foram os 10 melhores da 2ª fase, independente da campanha que fizeram na 1ª fase.
2. (em azul, os times eliminados na 1ª fase, mas que não disputaram o Grupo da Morte)
3. (em laranja, os times que disputaram o Grupo da Morte, mas que não foram rebaixados)
4. (em vermelho, os três últimos do Grupo da Morte, e que foram rebaixados para o Campeonato Carioca Série C 2010)

  • Artilheiros:
21 gols:
Alexsandro (América)

18 gols:
Rafael Paty (Bonsucesso)

14 gols:
Diguinho (América)
Derley (Angra dos Reis)

13 gols:
Alan (Bonsucesso)
Leandrão (Sendas)

11 gols:
Adriano (América)
Geovane (Artsul)
Róbson (Goytacaz)

10 gols:
Wilson e Delei (Profute)
Adão e Diniz (Quissamã)
Fábio (Riostrense)

9 gols:
Fabrício (Quissamã)
Romarinho (Riostrense)

8 gols:
Ricardo (Artsul)
Paulão (Cardoso Moreira)
Carlão (Miguel Couto)
Zambi e Eberson (Nova Iguaçu)

7 gols:
Deni (Bréscia)
Rondinelli (Goytacaz)
Flamel (Olaria)
Chumbinho (Profute)

Nenhum comentário: