Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Campeonato Carioca 1ª Divisão

O Campeonato Carioca de 2009 terminou com o 31º título do Flamengo, na decisão com o Botafogo. No entanto, isso não impediu que tivéssemos algumas gratas surpresas durante o torneio.

  • 1º turno:
Na Taça Guanabara, o único clube grande que não avançou para as semifinais foi o Vasco da Gama, que perdeu seis pontos no TJD, por escalar um jogador irregular. Com isso, quem entrou na vaga do Gigante da Colina foi o Resende. O clube da Região Sul enfrentou o Flamengo nas semifinais. O resultado foi acachapante: uma contundente vitória por 3-1, em pleno Maracnã, e a consequente vaga na decisão do turno. Na grande final, diante do Botafogo, o Resende não teve a mesma sorte: derrota por 3-0, mesmo quase tendo aberto o placar, quando o placar ainda estava em branco.

No Torneio Moisés Mathias de Andrade (um torneio de "consolação" para os clubes eliminados que ficaram mais perto da ponta de seus grupos), o vencedor foi o Americano, ao derrotar o Mesquita na decisão (1-0). Nas semifinais, o clube de Campos passou pelo Macaé, nos pênaltis, enquanto o Mesquita derrotou o Cabofriense, por 2-1.

  • 2º turno:
Na Taça Rio, os 4 classificados às semifinais foram justamente os quatro grandes. O Flamengo (que venceu o Fluminense, na semi) saiu campeão ao derrotar o Botafogo (que havia antes passado pelo Vasco da Gama), por 1-0. Apesar disso, Friburguense, Boavista e Bangu fizeram uma campanha digna, quase conquistando uma vaga para a semifinal do returno.

O "torneio de consolação" do 2º turno foi o João Ellis Filho. Nele, o Friburguense foi quem saiu campeão, após uma emocionante disputa por pênaltis contra o Tigres. Nas semifinais, o Tigres venceu o Boavista, e o Friburguense eliminou o Madureira, também nos pênaltis.

  • Rebaixamento:
O rebaixamento foi definido apenas depois da última rodada. O Mesquita caiu antes, ao perder para o Duque de Caxias por 4-2, na 7ª rodada da Taça Rio. O outro rebaixado só foi anunciado dias depois do fim do campeonato. A Cabofriense terminou com os mesmos 15 pontos do Volta Redonda, na soma dos dois turnos. No entanto, o Volta Redonda levava vantagem no saldo de gols. Apesar disso, a Cabofriense alegou que o regulamento previa que o critério de desempate para o descenso era a disputa de partidas em ida e volta envolvendo os dois clubes. No entanto, isso não aconteceu, e a Cabofriense acabou mesmo rebaixada.

  • Destaques individuais:
Provavelmente, o grande nome do campeonato, entre os clubes de menor investimento, foi o atacante Bruno Meneghel, do Resende. Revelado pelo Vasco da Gama, o atacante da equipe resendense marcou 11 gols durante a competição, ficando com a vice-artilharia, atrás apenas de Maicousel, do Botafogo (12 gols). Meneghel se transferiu para o Goiás, depois do campeonato.

Outro nome que chamou atenção foi o do atacante Kieza, do Americano. O capixaba marcou quatro gols durante o campeonato, e acabou transferindo-se para o Fluminense, após o fim do Carioca. Seu companheiro de ataque, Éberson, foi autor de 5 gols, inclusive dois logo na estreia, na surpreendente vitória sobre o Vasco da Gama, em São Januário (2-0).

O atacante Tony, do Boavista, também viveu bons momentos neste ano. Fez 5 gols no Carioca, destacando-se em uma equipe de jogadores mais conhecidos, como Têti, Cocito e Felipe Adão. Sua performance agradou tanto, que Tony acabou vendido ao Botafogo mais tarde. Mesmo sem ter vingado no Alvinegro, foi repassado ao Duque de Caxias, onde marcou alguns gols pelo Brasileiro da Série B.

Pelo Tigres, o destaque foi o centroavante Gilcimar, que fez oito gols. Atacante de área, brilhou na decisão da Taça João Ellis Filho, embora sua equipe não tenha ficado com o título. Gilcimar, depois do Carioca, acabou sendo transferido para o clube rival, Duque de Caxias, onde fez um grande Brasileiro da Série B.

Outro atacante mostrou seu valor neste Carioca: Bruno Luiz, do Bangu. Bruno marcou 8 gols, e colocou o time na zona de classificação para a Série D do Brasileirão, mas o clube acabou desistindo. Apesar disso, Bruno Luiz disputou a Série D, mas com a camisa do Macaé, clube que passou a defender no segundo semestre. E pelo mesmo Macaé, o meia Wallacer mostrou que não é apenas um organizador de jogadas. Marcou oito gols no Carioca, e terminou como artilheiro de sua equipe.

  • Classificação final:
1 Flamengo 34
2 Botafogo 32

----------
3 Vasco da Gama 38
4 Fluminense 31
----------
5 Macaé 20 (6 vitórias, saldo de gols: 4)
6 Bangu 20 (6 vitórias, saldo de gols: -6)

----------
7 Friburguense 20 (6 vitórias, saldo de gols: -10)
8 Boavista 20 (5 vitórias, saldo de gols: 0)
9 Resende 17 (5 vitórias, saldo de gols: -10)
10 Americano 17 (4 vitórias, saldo de gols: -2)
11 Tigres 16 (4 vitórias, saldo de gols: -7)
12 Madureira 16 (4 vitórias, saldo de gols: -9)
13 Duque de Caxias 16 (4 vitórias, saldo de gols: -11)
14 Volta Redonda 15 (4 vitórias, saldo de gols: 3)
----------
15 Cabofriense 15 (4 vitórias, saldo de gols: -8)
16 Mesquita 8


1. (em azul, os dois primeiros colocados, que conquistaram essa posição, por terem sido os finalistas, não necessariamente com as duas melhores campanhas do campeonato)
2. (em verde, os classificados para o Campeonato Brasileiro da Série D 2009)
- o Bangu ficou entre os dois classificados, mas abdicou da disputa. Com isso, o Friburguense, 7º colocado, herdou a vaga.
3. (em vermelho, os clubes rebaixados para o Campeonato Carioca da Série B 2010)


  • Artilheiros:
12 gols:
Maicosuel (Botafogo)

11 gols:
Bruno Meneghel (Resende)
Josiel (Flamengo)
Victor Simões (Botafogo)

8 gols:
Reinaldo (Botafogo)
Bruno Luiz (Bangu)
Wallacer (Macaé)
Gilcimar (Tigres)

7 gols:
Anselmo Ramon (Cabofriense)

6 gols:
Juan (Flamengo)
Geovani (Duque de Caxias)
Jones (Madureira)
Éderson (Mesquita)
Élton e Rodrigo Pimpão (Vasco da Gama)

5 gols:
Thiago Neves (Fluminense)
Carlos Alberto (Vasco da Gama)
Eberson (Americano)
Robinho (Volta Redonda)
Tony e Roberto Santos (Boavista)
Somália (Bangu)
Hércules e Victor Hugo (Friburguense)

4 gols:
Kieza (Americano)
Conca (Fluminense)
Roberto (Cabofriense)
Tiano (Bangu)
Jackson (Macaé)
Alex Alves (Madureira)
Clayton (Tigres)
Edivaldo (Duque de Caxias)

Nenhum comentário: