Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Segundona: Análise da 1ª fase e tabela do Grupo da Morte

A primeira fase da 2ª Divisão do Campeonato Carioca 2009 está encerrada. Chegou a hora, portanto, de fazer uma análise destas primeiras 18 rodadas, onde vinte equipes brigaram para chegar entre as 10 primeiras (e classificarem-se para a 2ª fase), ou para não ficar entre as seis últimas no índice técnico (o que leva a disputa do Grupo da Morte).


- Grupo A:

O Grupo A foi, certamente, o mais equilibrado de todos. Apesar disso, o América sobrou na chave, e se classificou sem muita dificuldade, com dez pontos sobre o segundo colocado. No entanto, o começo foi um pouco, digamos, “estranho”, com a derrota para o Artsul, a magérrima vitória sobre o Bréscia, em casa, e o empate com o Riostrense, também em casa. Depois, o time voltaria a se acertar, e terminou a primeira fase com a melhor campanha de todo o 1º turno. O artilheiro do campeonato é do América: o atacante Alexsandro, com 10 gols marcados. Destacaram-se também pela equipe, jogadores como Gerson, Roberto, Adriano e Léo Itaperuna.

O Quissamã, campeão da última edição da 3ª Divisão, entrou para mostrar a que veio, e acabou surpreendendo muita gente, classificando-se em segundo no grupo. Com uma campanha regular, e apresentando um bom futebol, o time do interior conheceu a derrota apenas no 5º jogo, diante do América. Destaques para Bruno Reis, Adão, Danilo e Fabrício. Na terceira posição, ficou o Riostrense (antigo Silva Jardim). O clube de Rio das Ostras fazia uma campanha normal até o meio do campeonato, quando engatou uma série de três vitórias consecutivas, o que foi providencial para que a equipe conseguisse se classificar. Destaque para o atacante Fábio, artilheiro do time, com 8 gols, e Romário, com seis.

O tradicional Bonsucesso ficou na quarta posição, mas passou por maus bocados no inicio do 2º turno. Depois de perder em casa para o CFZ, em jogo emocionante, a equipe levou gols nos últimos minutos em três jogos, e deixou de somar pontos. A tranqüilidade só veio depois de duas vitórias seguidas, contra São Cristóvão e Cardoso Moreira. O ataque do time é o forte, e seus componentes, Alan e Rafael Paty, são os artilheiros da equipe, com 9 gols cada. O quinto colocado do grupo foi o Artsul. O time de Austin ficou sem perder durante os primeiros quatro jogos, entre os quais derrotou o América. Depois disso, a equipe ficou sem vencer até o começo do returno, mas se recuperou muito bem, vencendo quatro de cinco jogos entre a 2ª e a 6ª rodada. Destaques para o meia Geovane, o atacante Jader, o zagueiro Cristiano e o meia Diego Cocada.

O CFZ e o Cardoso Moreira quase se classificaram, mas ficaram pelo caminho. Para o Cardoso Moreira, derrotas para Bréscia e Quissamã, acabaram decretando o insucesso do time na busca pela volta para a 1ª Divisão. O CFZ parecia bem, depois de vencer o Bonsucesso e o São Cristóvão, ambos fora de casa. No entanto, o time empatou com o Quissamã, e perdeu para Bréscia e Riostrense, todos em casa, e deu adeus a 2ª fase. O São Cristóvão esteve perto da degola, mas se salvou no fim, depois de bons resultados contra Cardoso Moreira e Artsul. O Profute e o Bréscia foram os piores do grupo, e vão para o Grupo X.

América 42
Quissamã 32
Riostrense 28
Bonsucesso 26
Artsul 25
----------
CFZ 24 (Saldo de gols: 2)
Cardoso Moreira 24 (Saldo de gols: -9)
São Cristóvão 19
Profute 15
Bréscia 12


- Grupo B:

Os classificados deste grupo foram conhecidos bem cedo. Quem acabou na primeira posição foi o Sendas. A equipe chegou a ficar sete jogos sem perder, e garantiu a liderança na última rodada. Com um ataque poderoso, liderado por jogadores como Serginho, Leandrão e Gustavo, o time de Meriti desponta como um dos favoritos a conquistar a vaga na elite carioca, no próximo ano. Na segunda posição do grupo, ficou o Nova Iguaçu. O time surgiu como bicho-papão nas primeiras rodadas, por só ter perdido na 7ª partida. Quase imbatível dentro de seus domínios, a equipe venceu a Portuguesa, fora de casa, por 3 a 0, e mostrou porque é fortíssima candidata a uma das vagas. O atacante Zambi chegou a ser artilheiro da competição, e é o destaque.

O Olaria foi o terceiro. A equipe da Zona Norte fez uma bela campanha, e conta com uma dos times mais fortes desta Segundona. Mesmo sem ter um jogador entre os artilheiros, o conjunto é forte, e o time é bem armado pelo treinador, Amilton Oliveira. O meia Flamel, que passou pelo Flamengo, é um dos jogadores a serem observados nesta 2ª fase. Além dele, há Tinoco (que passou por Fluminense e Duque de Caxias), Hevandro, Aleílson e Renato. O quarto colocado do grupo foi o Goytacaz. O clube campista contratou diversos jogadores do Friburguense durante o campeonato, e obteve sucesso. Mesmo já tendo feito uma razoável campanha no começo, solidificou sua performance com vitórias providenciais sobre Campo Grande, Aperibeense, Miguel Couto e Olaria. Entre os destaques, encontram-se Valdiran, Adriano, Rondinelli, Sergio Gomes, Jean Carlo e Robson.

A Portuguesa, que teve um grande início, acabou caindo durante o campeonato, mesmo com a impressionante marca de 13 jogos sem perder. O time foi líder do grupo por várias rodadas, e deve isso a um conjunto forte, com uma sólida defesa. O ataque, mesmo não sendo tão efetivo, foi decisivo nos momentos importantes. Destacaram-se pela equipe o lateral Alan Fernandes, o atacante Alex Alves, os meias Bruno e Muniz, e o goleiro Marcos Leandro.

O Villa Rio, mesmo tendo ficado em 6º no grupo, vai jogar o Grupo da Morte. A equipe vinha dando sinais de fraqueza durante o campeonato, e nem a vitória sobre o Aperibeense, na 14ª rodada, ajudou o time a escapar. O Miguel Couto perdeu 6 pontos no tribunal, por ter escalado irregularmente o zagueiro Alan Kardek. Mesmo assim, o time esteve perto da classificação até as últimas rodadas. O Angra dos Reis perdeu 12 pontos no TJD, e acabou parando também no Grupo da Morte, depois de uma campanha apenas regular. Campo Grande e Aperibeense, por sua vez, foram sofríveis, e vão brigar para não cair.

Sendas 35
Nova Iguaçu 34
Olaria 33
Goytacaz 31
Portuguesa 30
----------
Villa Rio 16
Miguel Couto 15 (perdeu 6 pontos no tribunal)*
Campo Grande 13
Aperibeense 9 (perdeu 6 pontos no tribunal)*
Angra dos Reis 4 (perdeu 12 pontos no tribunal)**

* O clube foi punido por escalar um jogador irregular.
** O clube foi punido por escalar dois jogadores irregulares.


- Artilheiros:

10 gols:
Alexsandro (América)

9 gols:
Alan (Bonsucesso)
Rafael Paty (Bonsucesso)

8 gols:
Geovane (Artsul)
Carlão (Miguel Couto)
Fábio (Riostrense)
Paulão (Cardoso Moreira)
Leandrão (Sendas)

7 gols:
Deni (Brescia)
Zambi (Nova Iguaçu)
Rondinelli (Goytacaz)

6 gols:
Serginho (CFZ)
Wilson (Profute)

Total de gols no Campeonato: 453
Média de gols no Campeonato: 2,54


- Grupo X (Grupo da Morte):

Time ------------ Jogos - Pontos - Gols - Pontos/jogo - Gols/jogo - Índice Técnico

América ----------- 18 ------- 42 ----- 39 ------- 2,33 --------- 2,16 --------- 4,49
Quissamã --------- 18 ------- 32 ----- 29 ------- 1,77 --------- 1,61 --------- 3,38
Riostrense -------- 18 ------- 28 ----- 31 ------- 1,55 --------- 1,72 --------- 3,27
Bonsucesso ------- 18 ------- 26 ----- 33 ------- 1,44 --------- 1,83 --------- 3,27
Goytacaz --------- 18 ------- 31 ------- 27 ------- 1,72 --------- 1,50 --------- 3,22
Nova Iguaçu ----- 18 ------- 34 ----- 24 ------- 1,88 --------- 1,33 --------- 3,21
Olaria ------------- 18 ------- 33 ----- 25 ------- 1,83 --------- 1,38 --------- 3,21
Sendas ------------ 18 ------- 35 ----- 22 ------- 1,94 --------- 1,22 --------- 3,16
Portuguesa ------- 18 ------- 30 ----- 20 ------- 1,66 --------- 1,11 --------- 2,77
CFZ --------------- 18 -------- 24 ------ 24 ------- 1,33 --------- 1,33 --------- 2,66
Artsul ------------- 18 ------- 25 ------ 20 ------- 1,38 --------- 1,11 --------- 2,51
Cardoso Moreira 18 ------- 24 ------ 19 ------- 1,33 --------- 1,05 --------- 2,38
São Cristóvão --- 18 -------- 19 ------ 15 ------- 1,05 --------- 0,83 --------- 1,86
Miguel Couto ---- 18 ------- 15 ------ 18 ------- 0,83 --------- 1,00 --------- 1,83
Profute ------------ 18 ------- 15 ------ 17 ------- 0,83 --------- 0,94 --------- 1,77
Bréscia ------------ 18 ------- 12 ------ 19 ------- 0,66 --------- 1,05 --------- 1,71
Villa Rio ---------- 18 ------- 16 ------ 14 ------- 0,88 --------- 0,77 --------- 1,65
Campo Grande - 18 -------- 13 ------ 15 ------- 0,72 --------- 0,83 --------- 1,55
Angra dos Reis -- 18 ------- 4 ----- 22 ------- 0,22 --------- 1,22 --------- 1,44
Aperibeense ----- 18 ------- 9 ------- 14 ------- 0,50 --------- 0,77 --------- 1,27


O Grupo da Morte começa no próximo domingo (27), com três jogos. Vamos conferir a tabela do Grupo X (a tabela do Grupo C [2ª fase], será divulgada apenas nesta quarta (23), após arbitral da FFERJ):

- 1ª rodada (27 de setembro):
Villa Rio x Profute, Estádio Louzadão, Mesquita.
Aperibeense x Bréscia, Estádio Brandão Filho, Aperibé.
Angra dos Reis x Campo Grande, Estádio Municipal, Angra dos Reis.

- 2ª rodada (4 de outubro):
Bréscia x Villa Rio, Estádio Marrentão, Xerém.
Campo Grande x Aperibeense, Estádio Louzadão, Mesquita.
Profute x Angra dos Reis, Estádio Municipal, Itaboraí.

- 3ª rodada (8 de outubro):
Villa Rio x Campo Grande, Estádio Louzadão, Mesquita.
Aperibeense x Angra dos Reis, Estádio Brandão Filho, Aperibé.
Bréscia x Profute, Estádio Marrentão, Xerém.

- 4ª rodada (11 de outubro):
Angra dos Reis x Villa Rio, Estádio Municipal, Angra dos Reis.
Profute x Aperibeense, Estádio Municipal, Itaboraí.
Campo Grande x Bréscia, Estádio Louzadão, Mesquita.

- 5ª rodada (18 de outubro):
Villa Rio x Aperibeense, Estádio Louzadão, Mesquita.
Bréscia x Angra dos Reis, Estádio Marrentão, Xerém.
Profute x Campo Grande, Estádio Municipal, Itaboraí.

- Datas das rodadas seguintes: 25/10, 01/11, 04/11, 08/11 e 15/11.

Nenhum comentário: