Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Prévia: 2ª fase da Copa Rio 2010

A Copa Rio já começou, mas os jogos de maior apelo começam agora. Neste sábado (28), seis partidas movimentam a rodada de estreia da 2ª fase. Como se sabe, são catorze equipes divididas em três grupos. Dois de cinco e um de quatro equipes. Passam para a terceira fase os dois melhores de cada grupo, além dos dois terceiros colocados com melhor índice técnico. Vamos às chaves:

Grupo B: Bangu, Fênix, Resende, Tigres e Volta Redonda.
Grupo C: América, Boavista, Goytacaz, Madureira e Olaria.
Grupo D: Americano, Friburguense, Sampaio Corrêa e Sendas.

Façamos, então, um rápido resumo dos três grupos. Como as equipes se reforçaram, e como devem vir para a disputa deste que é o último torneio oficial do ano para estas equipes.

  • Grupo B:
- Bangu:
É considerado um dos favoritos ao título. Difícil de ser batido em casa, o time terá uma equipe parecida com a que fez boa campanha neste Carioca. O craque da equipe é o meia Tiano. No gol, está o rodado e eficiente Espíndula. China, revelado em casa, é o lateral-direito. Mas é em Marcão, seu experiente volante de 39 anos, onde a equipe terá sua grande liderança dentro de campo. Ele, aliás, vai completar 200 jogos com a camisa banguense, na estreia diante do Tigres. Para o ataque, há opções como Matheus, Fabiano Lopes, Marcelo e Rhômulo, além do bom meia Nardo (ex-Miguel Couto e São Cristóvão).

- Fênix:
Perigoso como sempre, o clube de Barra Mansa chega para a 2ª fase depois de um bom desempenho na primeira, onde ficou apenas atrás do Sendas. O time de Válter César tem no seu meia, Paulo Victor, sua grande esperança de gols. O volante Elan foi revelado pelo Flamengo. Outro nome é Maycon Aperibé, atacante que já passou por Vitória, Bangu, Madureira e Aperibeense. Destaque também para o meia Arimax, o lateral Murilo e o atacante Iago.

- Resende:
O treinador é o experiente Paulo Campos, recém-contratado. Mas o maior reforço do time do Sul Fluminense, dentro de campo, foi a vinda do atacante Fábio, que estava no Madureira. O experiente atacante já passou por Volta Redonda e Botafogo, entre outros. Também chegou o lateral-direito Tiago Bastos (ex-Olaria, Madureira, Cabofriense e Portuguesa). O zagueiro Belarmino, velho conhecido da torcida, também é um bom nome. Elias, bom atacante, deve fazer companhia a Fábio, no comando de ataque.

- Tigres:
O time de Emanoel Sacramento entra no campeonato para defender o título do ano passado. O time tem uma média de idade bem pequena: 22 anos. João Manoel, jovem atacante de 20 anos, é o mais perigoso no ataque. O meio-campista Daniel Silva, outro jovem jogador, também merece atenção. Jefinho, que já passou pelo Serrano, é outra opção para a frente. O habilidoso Giovanni é outro meia talentoso formado nas categorias de base do clube. Na defesa, está o experiente zagueiro Jaílson, que já teve passagem pelo Vasco, e pelo futebol da Venezuela.

- Volta Redonda:
Élson, ex-volante, é o comandante da equipe neste ano. O Voltaço é o maior vencedor da competição, com quatro títulos. Para aumentar essa contagem, o time mostra qualidade dentro de campo. O meio-campista Glauber é um dos mais famosos da equipe atual, junto com o lateral-direito Schneider. Outro já conhecido dentro da equipe é o volante Bruno Barra. Para a zaga, o experiente Márcio Costa, que já passou por Fla e Flu, foi contratado. Para o ataque, chegaram dois jogadores: Gilmar (que estava no Foz do Iguaçu-PR) e Gustavo, que disputou o Carioca pelo Bangu. Ambos farão companhia à prata da casa, Luiz Henrique.


  • Grupo C:
- América:
Depois de uma frustrante eliminação na Série D do Brasileirão, o América volta suas atenções para a Copa Rio, na tentativa de "salvar" o ano. O time não contará com seu artilheiro, Wellington, que se lesionou no fatídico empate com o Uberaba, e deve desfalcar o time por boa parte da 2ª fase. Com isso, Fabiano pode assumir a vaga no ataque, junto com o habilidoso Hugo. O time também conta com a experiência de jogadores como o goleiro Cleber, o zagueiro Cristiano Ávalos e o lateral Da Costa. Atenção também ao meia Vinícius, que estreará na Copa Rio jogando justamente contra o clube que o revelou e o emprestou ao América, o Olaria. A equipe trouxe ainda outros dois reforços vindos do Quissamã, para o torneio: o zagueiro Édson e o meia Bruno Reis.

- Boavista:
Com boa parte de seu elenco emprestado, o time joga esta Copa Rio com vários desfalques. Mas o time se reforçou em algumas posições, e em cima da hora. O goleiro Renan, formado na base, é uma grata surpresa. Na zaga, o experiente Santiago, e o jovem Pessanha. Para o meio-campo, há o rodado Carlos Alberto (ex-Tigres e Botafogo). Bruno Félix, que passou pelo América, é outro nome conhecido e que chegou recentemente. O competente Léo Faria joga pelo meio, assim como o experiente Britto (ex-América, Madureira e CFZ). Os atacantes Léo Andrade (que estava no Friburguense) e Felipe (ex-América e Duque de Caxias), são reforços de última hora.

- Goytacaz:
Depois do traumático rebaixamento para a Terceirona, o Goyta junta os cacos e tenta montar um time digno para a sequência do ano. A equipe trouxe o técnico Jorge Sena, eleito o melhor da Série C do Campeonato Carioca. Junto com ele veio um time inteiro de reforços. Entre eles, destacam-se os meias (e irmãos) Rondinelli e Leandro Sena. O goleiro Gláucio, depois de uma ótima passagen pelo São João da Barra, está de volta. O volante Gutierre e o atacante Jean Sá destacam-se entre os que já estavam no elenco. No chamado "grupo da morte", o Azulão de Campos terá de suar para passar de fase.

- Madureira:
É bem verdade que o grande foco da equipe no momento é a Série D do Brasileiro. Mas o Madureira tenta fazer bonito também no torneio doméstico, e é um dos candidatos fortes ao título. Os atacantes Maciel e Obina estão em boa fase, e bem entrosados. O ala Nil também é um dos pontos fortes da equipe. Douglas Assis, que fez grande campanha com a Cabofriense na Série B do Carioca, compõe a zaga da equipe. Para a lateral-direita, o rápido Valdir. O treinador Roy vem fazendo um competente trabalho à frente do Tricolor Suburbano.

- Olaria:
Depois de dois meses de férias, o Olaria voltou a treinar visando a Copa Rio, e vem forte para a competição. O time é quase o mesmo que disputou o Carioca deste ano, com algumas pratas da casa. O Olaria perdeu o lateral Ivan, recém-negociado com o Vila Nova/GO, e o volante Araruama, que está hoje no Botafogo. Mas ainda tem no seu plantel atletas como o meia Renato, o atacante Waldir e o volante Romário, todos com atuação destacada no último Carioca. O zagueiro Thiago Eleutério, que estava emprestado ao Bonsucesso, retornou. Na lateral-esquerda, está o habilidoso Amarildo.

  • Grupo D:
- Americano:
O ano foi marcado pelo trágio rebaixamento para a Série B do Carioca. A Copa Rio é a última chance para salvar um 2010 esquecível para o alvinegro campista. O artilheiro é o veterano Leandro Gomes, que esteve na equipe durante o Carioca. O time ainda conta com o goleiro Wendel, os zagueiro Ruan e Nirley, o meia Jáder, e o atacante Rodolfo. Rafael Soriano, o treinador, vai ter a dura missão de levantar o moral dos atletas (muitos deles estavam na campanha do rebaixamento), e tentar elevar o nome do Cano num ano tão difícil.

- Friburguense:
Certas coisas nunca mudam. No caso do Friburguense, essa afirmação tem tudo a ver com o fato de Sérgio Gomes, Bidu e Cadão ainda fazerem parte do time titular. Na lateral-esquerda, o time conta com a velocidade do garoto da casa, Flavinho. No gol, está o jovem goleiro Adílson, que tem a incumbência de substituir o infindável Adriano. Para o ataque, uma série de reforços: chegaram os meias Alves e Jorge Luiz, e o atacante Zambi.

- Sampaio Corrêa:
O time é praticamente o mesmo que jogou a Série B deste ano. O atacante Rômulo continua com o mesmo faro de gol de sempre, tendo a companhia de Willy, no ataque. Outros destaques da equipe são o meia Renan (ex-Castelo Branco), o lateral-esquerdo Léo Fumaça (no clube desde a Série C), e o experiente volante Magal, de 33 anos. O meia Rodrigo, que estava no Fênix, também é um reforço para a equipe. O treinador ainda é Aílton de Jesus, e a equipe vem para mostrar que, apesar de ser a mais modesta do grupo, tem força para chegar à próxima fase.

- Sendas:
Depois de uma brilhante primeira fase, o time de Meriti chega para tentar finalmente trazer para casa uma vaga numa competição importante a nível nacional. Léo Inácio, depois de uma deslumbrante Segundona, segue na equipe. Rafael Donato é o grande nome da defesa. No ataque, se pode destacar o rápido meia atacante Serginho, e o atacante Hyuri. Chegou também o volante Renan, criado no Botafogo, e com passagem pela Seleção Brasileira sub-17. Com uma equipe bastante jovem, o time de Marcelinho Paulista tem plenas condições de brigar bem por uma das oito vagas na etapa seguinte.

Nenhum comentário: