Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

sábado, 3 de abril de 2010

Rebaixamento, Série D e Taça João Ellis: quem vai?

A última rodada deste Campeonato Carioca promete fortes emoções. A bola já rolou para Olaria 1-2 Madureira, e o Olaria deixou de brigar pela vaga na Série D do Brasileiro (que fica com o quinto colocado no geral). O Madureira já estava eliminado das semi e da João Ellis, mas também vai para a Série D, por ter sido vice na última Copa Rio. Para a vaga em disputa, apenas Bangu, América e Boavista seguem com chances reais de classificação.

Para o rebaixamento, Tigres, Americano, Resende, Duque de Caxias e Friburguense brigam para não ficarem entre os dois últimos. Para a Taça João Ellis, Macaé e América já estão certos como os representantes do Grupo B. No A, todos ainda têm chances matemáticas, exceto o Olaria.


Confira agora a classificação geral do campeonato:

Flamengo 38
Botafogo 34
Fluminense 32
Vasco da Gama 31
----------
Bangu 22 (Saldo de gols: 0)
----------
América 21 (Saldo de gols: 4)
Olaria* 21 (Saldo de gols: -1)
Madureira* 20 (Saldo de gols: -6)
Boavista 19 (Saldo de gols: 0)
Volta Redonda 15
Macaé 14
Friburguense 12 (Saldo de gols: -10)
Duque de Caxias 12 (Saldo de gols: -10)
Resende 12 (Saldo de gols: -15, 17 gols marcados)
----------
Americano 11 (Saldo de gols: -16, 16 gols marcados)
Tigres 9 (Saldo de gols: -16, 15 gols marcados)

* Equipes que têm um jogo disputado a mais
(em verde, a zona de classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro 2010)
(em vermelho, a zona de rebaixamento para a Série B do Campeonato Carioca 2011)


Agora, as classificações dos dois grupos da Taça Rio:

Grupo A
Flamengo 19
Fluminense 16
----------
Bangu 13
Duque de Caxias 10
----------
Boavista 9 (Saldo de gols: -1)
Olaria* 9 (Saldo de gols: -5)
Americano 8
Volta Redonda 7

Grupo B
Botafogo 16
Vasco da Gama 12
----------
América 11
Macaé 10
----------
Madureira* 7
Tigres 6
Resende 6
Friburguense 5

* Equipes que têm um jogo disputado a mais
(em verde, a zona de classificação para as semifinais da Taça Rio)
(em azul, a zona de classificação para a Taça João Ellis Filho)

  • Rebaixamento:

Tigres: Precisa vencer de qualquer maneira, o empate não serve, menos ainda a derrota. Tem de vencer o Boavista em casa (não é missão fácil), e torcer ainda para derrotas de pelo menos duas das quatro equipes que estão à sua frente: Duque (que joga contra o Vasco em Volta Redonda), Friburguense (que enfrenta o Flamengo em Moça Bonita), Americano e Resende (essas duas últimas se enfrentam, em Campos). Ainda assim, teria que jogar partidas de desempate contra os eventuais derrotados Friburguense, Duque e Resende.

Americano: Além de ter que vencer o Resende, tem que "secar" Duque de Caxias e Friburguense. Ou seja, provavelmente escapa com uma vitória. Se empatar, no entanto, está praticamente rebaixado, pois teria de torcer para que Duque e Friburguense fossem goleados por, pelo menos, seis gols de diferença.

Resende: Se perder, está rebaixado. Mas escapa com uma vitória simples sobre o Americano, fora de casa. Só que a missão não é tão simples assim. Se empatar, provavelmente escapa, a não ser que o Americano empate, e leve ambos para o desempate.

Duque de Caxias: Está um pouco mais confortável. Terá o Vasco da Gama pela frente, em Volta Redonda. Se vencer ou empatar, deve escapar. Se perder, precisará torcer para que o rival, Tigres, não vença o Boavista (o que é quase impossível). Com isso, o Tigres iria para o desempate com o Duque.

Friburguense: Mesma situação do Duque. Enfrenta o Flamengo, em Bangu. Se perder a partida, pode até se manter, mas pode encarar o desempate.

OBS.: Se três equipes empatarem em pontos, haverá um "torneio desempate" para definir o(s) rebaixado(s).


  • Taça João Ellis Filho:
Grupo A: Tudo embolado. O Bangu já está lá, e muito provavelmente ficará com o 3º posto. Para a outra vaga, todos estão na briga. O Duque de Caxias se classifica com uma vitória sobre o Vasco. No entanto, um tropeço abre espaço para Boavista e Americano, que estão logo atrás. Até o Volta Redonda tem chances com um eventual tropeço caxiense, se vencer o América.

Grupo B: Macaé e América já estão classificados. Falta apenas saber quem serão 3º e o 4º colocados do grupo. O América recebe o Volta Redonda, e garante pelo menos a dianteira sobre o Macaé, se vencer. Se o Vasco tropeçar no Duque, o América alcança mesmo até as semifinais da Taça Rio. Em caso de empate, o Mecão precisa secar o Macaé contra o Fluminense, para se garantir na frente.

  • Campeonato Brasileiro 2010 - Série D
Bangu: Se garante com uma vitória simples sobre o Botafogo. Em caso de empate ou derrota, precisa secar fervorosamente América e Boavista. Se perder, só fica de fora se América ou Boavista vencerem seus jogos.

América: Precisa da vitória sobre o Voltaço de qualquer maneira. Um empate não é suficiente para ultrapassar o Bangu, já que o Mecão tem uma vitória a menos. Se vencer, precisa torcer por uma derrota ou empate dos banguenses diante do Botafogo, no Engenhão.

Boavista: Vive a situação mais complicada. Tem que vencer o Tigres fora de casa, e torcer para derrotas de América e Bangu. Apenas essa combinação dá a vaga para o clube de Bacaxá.

Nenhum comentário: