Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

quinta-feira, 4 de março de 2010

Heróico, América vira para cima do Americano: 3 a 1

Gabriel Andrezo
(Em Mesquita - RJ)

Era um dia que tinha tudo para dar errado, mas que acabou dando certo. Com certeza, foi essa a sensação dos poucos torcedores presentes a Édson Passos no fim da tarde desta quinta (4), após o apito final do encontro entre o América e o Americano. Depois de estar perdendo por 1-0, sob vaias, o América encontrou força e competência para dar a volta no placar, e vencer por 3-1, ganhando a primeira na Taça Rio.

O JOGO
A fina chuva que insistia em cair em Mesquita afastou os torcedores, mas os presentes se mostraram fiéis, e não arredaram pé. O América alinhou com um time aparentemente defensivo, mas foi justamente o time da casa quem dominou as ações logo no início. Aos 2, primeiro lance de perigo: Osmar cruzou da direita, Rafael Paty cabeceou perto da trave direita do goleiro campista. Aos 7, foi Fred quem perdeu sua chance, ao bater por cima do gol, depois de um bate-rebate na entrada da área.

Aos 16, nova chegada do América: Rafael Paty bateu cruzado, mas a bola bateu na defesa. No rebote, Joziel chegou chutando, mas o goleiro Fred, do Americano, estava atento e mandou a córner. Depois de perder tantas chances, foi a vez do América se defender. Aos 21, o experiente Leandro Gomes entrou pela esquerda, e bateu, mas a bola bateu em Ciro e subiu.

Aos 23, foi Edinho quem levou perigo: seu chute da entrada da área, passou pertinho do ângulo esquerdo de Roberto, outro susto. O América até tentava sair para o jogo, mas errava muitos passes. Quando chegava à área, desperdiçava as finalizações. O Americano, melhor no jogo, soybe aproveitar seu momento. Aos 32 minutos, Edinho bateu córner da esquerda, e Élson cabeceou na trave. Na sequência do lance, o mesmo Élson tocou para Leandro Gomes, que bateu cruzado, rasteiro, no canto esquerdo de Roberto. Gol do Americano, e a sensação do torcedor do América, de que mais um vexame estava por vir.

No intervalo, os poucos torcedores do Americano é que tinham motivos para sorrir. A torcida rubra, por sua vez, vaiou o time. Foi aí que o técnico Gabriel Vieira resolveu arriscar. Abriu mão de Joziel, para colocar mais um atacante, Adriano. Aos poucos, a substituição mostrou que surtiria efeito. Mas quem começou assustando foram os visitantes. Em jogada de contra-ataque pela direita, Leandro Gomes passou por Ciro, e chutou, na rede pelo lado de fora, logo aos 7 minutos.

Aos 16, o América chegou ao empate, finalmente. Depois de uma confusão na área, a bola sobrou para Jones Carioca, que encheu o pé, e estufou a rede de Fred. Delírio e esperança da torcida do Mecão, 1 a 1. Esperança que aumentou no minuto seguinte, quando Nirley recebeu o segundo amarelo, e foi expulso, deixando o Americano com apenas dez homens.

O América só voltaria a pressionar aos 25, quando Osmar bateu de fora, fraquinho, para defesa tranquila de Fred. Em seguida, Da Costa, que havia acabado de entrar, também tentou seu chute, sem sucesso. Aos 28, a defesa cortou, de cabeça, tiro livre de Gérson que tomava o rumo do gol. Quatro minutos depois, Osmar quase fez um golaço, batendo forte da entrada da área. Fred fez ótima defesa.

Com o fim do jogo se aproximando, a tensão da torcida do América aumenttava. Romário, do lado de fora, acompanhava inquieto, tentando orientar o time. Tia Ruth gritava "Minha Santa Terezinha!", a cada chegada dos visitantes. Mas o sofrimento não seria em vão, porque aos 36, Gérson bateu falta da esquerda, e Ciro cabeceou para o gol, virando o jogo.

O zagueiro, que já passou pelo Americano, e que estava sendo vaiado pelos torcedores campistas, foi comemorar diante dos mesmos, que ocupavam o mesmo espaço da torcida da casa. Beijando o escudo, e batendo no braço, a vibração de Ciro era visível, mostrando que os tempos de Americano realmente já são passado.

O América tinha a vantagem no placar, mas a numérica em campo se desfez aos 38, quando Fábio Braz foi expulso. No entanto, seria apenas um susto, pois os donos da casa dominariam até o fim. Já aos 39, Jones Carioca quase matou o jogo, em um contra-ataque que resultou em boa intervenção de Fred. Só que aos 42, não teve jeito: Adriano arrancou pela esquerda, e foi derrubado por Élson. Pênalti marcado, e convertido por Claudemir, que bateu à direita do goleiro.

Fim de jogo, 3 a 1 para o América, e uma virada para dar moral ao time na Taça Rio, mostrando que o caminho para a semifinal não é impossível como se pensava após a derrota para o Duque de Caxias, no último fim de semana. O próximo compromisso é um jogo que já pode ser considerado um clássico, contra o Olaria. Aliás, o quarto jogo entre os times em menos de seis meses. O Americano, por sua vez, sofre, vai brigar para não cair. E ainda teve de ouvir as gozações dos quase xarás vermelhos após o fim do jogo, aos gritos de "segunda divisão".


América 3-1 Americano

Estádio: Giulite Coutinho, Édson Passos, Mesquita.
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco
Assistentes: Fábio Torres de Souza e Ralph Coutinho Carneiro
Público: 255 pagantes | Renda: R$ 3.260,00

Cartões amarelos:
AMÉ: Fábio Braz
ANO: Fred, Nirley, Paulo Henrique, Ruan, Dudé e Edinho.
Cartões vermelhos:
AMÉ: Fábio Braz
ANO: Nirley

América: Roberto; Claudemir, Fábio Braz, Ciro e Gérson; Júnior, Fred (Da Costa), Joziel (Adriano) e Osmar; Jones Carioca e Rafael Paty (Mael). Técnico: Gabriel Vieira.
Americano: Fred; Élson, Nirley, Ruan e Rafinha; Dejair, Dudé, Edinho e Leandro Sena (Leonardo); Paulo Henrique (Rincon) e Leandro Gomes (Zambi). Técnico: Paulo Marcos.

Nenhum comentário: