Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

sábado, 16 de janeiro de 2010

Carioca 2010 - Série A: Olho na meninada!

O Campeonato Carioca vem aí, e com ele, uma série de jogadores que muitos já conhecem ou de quem ainda vão ouvir falar muito, principalmente quando de trata das promessas. O Futebol Carioca Alternativo mostra agora, as revelações dos clubes neste campeonato, os atletas que subiram há pouco da base, e que já começam a ganhar destaque dentro do futebol carioca.


América: Felipe

Felipe é outro dos que já defendia o elenco profissional desde o último ano. No entanto, o atacante de 20 anos teve poucas oportunidades. Em sua estreia pelo América, porém, fez um dos gols da vitória por 5-2 sobre o Artsul, pela Segundona de 2009.

Felipe de Paula Desco nasceu em São Paulo, mas começou sua carreira profissional em Portugal, pelo modesto Valdevez. Esteve por lá em duas temporadas, mas até pela pouca idade, não obteve muito sucesso. Em 2009, foi contratado pelo América, e deixou boa impressão nos jogos em que entrou. Felipe tem 1,84 metro e 77kg. É um atacante da área, com boa finalização e presença de área, um autêntico centroavante. Pode ser uma das cartas na manga do América, já que o time já conta com os matadores Alan e Rafael Paty.


Americano: Julymar

Julymar de Oliveira Pereira, o Julymar, joga mais como um segundo atacante, é rápido e tem habilidade. Por vezes, atua no meio-campo, e até como ala pela direita. Tem 1,70 de altura e 65 quilos, o que já evidencia que não é um jogador de área, apesar de ofensivo.

O jovem atacante capixaba de 20 anos é um dos grandes trunfos do Americano de Campos para este Carioca. De certa forma, se pode dizer que é um atleta com alguma experiência, já que já defendia o time do Americano no último ano. No entanto, ainda é uma promessa. Nascido na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, Julymar pode seguir os passos de seu conterrâneo, Kieza, que no ano passado marcou gols importantes pelo Americano, e conseguiu uma transferência para o Fluminense, onde foi peça chave na briga do Tricolor contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.


Bangu: Muniz

Jéfferson Rodrigues Muniz tem vínculo com o Vasco da Gama, clube que o formou, até 2011. Lá, jogou nas categorias de base, ao lado de nomes hoje mais conhecidos, como o volante Souza e o atacante Alan Kardec. Sem espaço entre os profissionais, Muniz foi emprestado à Portuguesa-RJ, onde fez um bom Carioca da 2ª Divisão. Agora, ele foi emprestado ao Bangu.

Muniz tem 20 anos, é volante, mas pode jogar também como um terceiro homem de meio-campo. É o chamado "volante moderno", que sabe marcar, mas também avançar, armar jogadas, enfim, "sair para o jogo", como se diz na gíria popular do futebol. Rápido e inteligente, Muniz é destro e tem um bom passe, podendo mesmo servir os companheiros no ataque, como fez em vários jogos pela Portuguesa. Não à toa, foi considerado um dos melhores reforços do Bangu para 2010.


Boavista: George

Um dos destaques do último Carioca de Juniores, George não era titular em todas as oportunidades, mas foi o vice-artilheiro de sua equipe, atrás apenas de Marlon, artilheiro geral do Carioca, com 20 gols. Aliás, a artilharia lhe valeu um empréstimo ao Duque de Caxias e, mais tarde, uma transferência para o Inter de Porto Alegre.

Mas, voltando a George, ele é um meia-atacante rápido, vigoroso, com bom chute e bom drible. Aos 18 anos, pode vir a ser utilizado em alguns jogos deste Carioca, e surpreender, mesmo na sombra de jogadores mais famosos, como Tony e Galvão.


Duque de Caxias: Mayaro

Criado no Fluminense, Mayaro se destacou na Copa São Paulo de Juniores em 2008. Destaque da equipe, não chegou a ser utilizado entre os profissionais do Tricolor, e quando passou da idade da base (20 anos), acabou transferido. Na chegada ao Duque de Caxias, mostrou qualidade já nos primeiros treinos.

Mayaro Monteiro Moreth é um volante nato. Joga como primeiro e segundo cabeça-de-área. Tem grande resistência física e velocidade. É raçudo sem ser afobado ou violento. Também tem a utilidade de sair jogando como um médio. Prestes a fazer 21 anos (11/04/1989), pode ser essa sua grande chance no futebol carioca.


Friburguense: Miguel

Este é mais um achado da base do Vasco da Gama. Miguel é um meia ofensivo, cujo estilo lembra o dos velhos armadores. Seu porte físico pode não ser dos mais robustos, mas Miguel compensa isso com técnica e ousadia nas jogadas. Baixinho, 1,72 metro e 62kg, Miguel Ângelo Santana Correia tem contrato com o Vasco até o fim de 2010. Sem ser aproveitado na Colina, um ano após ter "estourado" a idade de júnior, rumou para Nova Friburgo.

Miguel é um autêntico camisa 10. Boa velocidade, bom passe, joga bem mais pelo meio, mas pode ser aproveitado nos dois lados. Além disso, por muitas vezes chega à área, servindo mesmo como uma espécie de segundo atacante. Miguel completará 21 anos ao longo do Carioca, o que demonstra que o caminho do jovem meia-atacante tem tudo para ser longo e vitorioso, muito embora ele não deva ser titular na equipe, a princípio.


Macaé: Laio

Depois de ter ascendido aos profissionais do Botafogo em 2009, Laio teve algumas oportunidades na temporada, mas não o suficiente para mostrar seu futebol. Por isso, a diretoria alvinegra achou melhor emprestá-lo ao Macaé. Para o centroavante campista, pode ser uma boa oportunidade de mostrar seu jogo.

Laio Azeredo dos Santos tem 20 anos, 1,84 metro e 73kg. Joga dentro da área, mas pode sair dela um pouco mais, atuando como segundo atacante. No entanto, seu grande forte, de fato, é na função de camisa 9. Elogiado pelos alvinegros, Laio tem como características a boa presença na área, boa finalização e alguma habilidade. Nos juniores do Botafogo, brilhou em muitas oportunidades, o que o fez cair no gosto de alguns torcedores. Agora, Laio terá 2010 inteiro para mostrar do que é capaz com a camisa do Macaé.


Madureira: Obina

A semelhança com o xará famoso é óbvia. Aliás, ambos jogam na mesma posição. Mas Josielson Moraes Silva é diferente do baiano do Flamengo. Revelado pelo Americano-MA, o maranhense de Matinha chegou ao Madureira neste ano, onde destacou-se no torneio Otávio Pinto Guimarães, marcando seis gols pelo Madureira, e levando o time ao vice-campeonato.

Obina (o maranhense) é bem jovem, apenas 19 anos. Com 1,73 metro e 72kg, é um atacante rápido, arisco e com faro de gol, pelo menos foi isso que demonstrou ao longo de 2009, pelo Americano-MA e pelo Madureira. É bem verdade que ainda há muito o que evoluir, mas Obina pode se destacar neste ano, ao lado do veterano Marcelo Ramos, se tiver oportunidades.


Olaria: Renato

Mais um oriundo de São Januário, o meia Renato é uma das grandes esperanças do Olaria para este ano. Peça importante na Série B do Estadual, Renato é um meia ofensivo que chegou à Bariri em 2009. Começou como volante, mas acabou deslocado para a lateral-direita e, mais tarde, para o meio.

Renato Cardoso Viana Valpaços, 21 anos, tem 1,79 metro e 72kg. Atuando quase sempre como um terceiro homem de meio-campo, e pela direita, Renato tem muita velocidade, um bom passe, e costuma chegar com frequência à área adversária, fazendo mesmo alguns gols. Versátil e rápido, foi aproveitado por várias vezes em 2009 como um "jogador de segundo tempo", que entrava descansado nas partidas, e fazia a diferença.


Resende: Willian

Recém-integrado aos profissionais do Resende, Willian, de 18 anos, é atacante. Um dos artilheiros do Resende no Carioca de Juvenis em 2009, com 7 gols, Willian Barbeto Mendes de Souza é ainda pouco conhecido no meio futebolístico fluminense.

Chegou a ser pretendido e até dado como certo no Vasco da Gama. No entanto, o Resende profissionalizou o atleta. Willian é habilidoso, joga como um centroavante. Apesar disso, tem muita mobilidade, e por vezes, vai buscar o jogo fora da grande área. Com velocidade e boa finalização, não é de se surpeender que tenha sido observado e elogiado por tanta gente.


Tigres: Marcelinho

Marcelo Henrique Araújo de Oliveira acaba de completar 20 anos. O atacante é a maior das promessas do Tigres para o futuro. Vice-artilheiro do último Carioca de Juniores, onde os caxienses foram campeões, Marcelinho agora integra o time profissional.

Pode-se dizer que Marcelinho é um atacante completo. Bom no cabeceio, na finalização, no drible e no posicionamento, certamente será muito perigoso, se bem trabalhado. Revelado pelo Serrano, de Petrópolis, onde se destacou no OPG de 2008, Marcelinho vai tentar brilhar no meio de jogadores bem mais experientes na posição, como Gilcimar.


Volta Redonda: Lucas

Em 2009, Lucas se destacou (e muito) no Carioca de Juniores, fazendo 14 gols no campeonato. Depois disso, transferiu-se para o Fênix, da 3ª Divisão do Estadual, por empréstimo. Lá, brilhou novamente, com 11 gols, e levando o time para a Série B do Carioca.

Agora, às portas de completar 21 anos, o atacante volta ao Voltaço para tentar fazer um bom Carioca, o seu segundo. Lucas é um atacante rápido, com um ótimo chute, e muita velocidade. Não tem o tipo físico de um atacante de área (1,75 metro e 75kg), mas joga em todas as posições do setor, como ponta, segundo-atacante e centroavante. É um atacante habilidoso, com faro de gol, mas também com bom passe, o que pode ajudar um eventual companheiro de ataque.

Nenhum comentário: