Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Carioca 2010 - Série A: Bangu

E continua a série de reportagens sobre os clubes do Campeonato Carioca de 2010. Hoje, nós vamos conhecer um pouco mais sobre o Bangu, clube da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

- Um pouco de história:

O Bangu surgiu em 1904, no bairro de mesmo nome. A origem do clube era a antiga Fábrica Bangu, uma fábrica têxtil do bairro. Já no ano seguinte, o Bangu foi um dos clubes fundadores da FFERJ. Considerado um dos clubes mais democráticos do início da era futebolística no Brasil, há quem considere que o próprio Bangu foi o primeiro clube a aceitar negros em suas equipes, ao contrário do que dizem muitos historiadores, que dão a primazia ao Vasco da Gama.

Em 1933, o Bangu foi campeão carioca pela primeira vez. Na decisão, uma incontestável goleada sobre o Fluminense, por 4-0. O time tinha um jovem zagueiro, que se destacaria no futebol brasileiro e sulamericano, mais tarde: Domingos da Guia, o "Divino Mestre".

Nos anos 50, outro ídolo banguense era o craque do momento: Zizinho. Foi sob a batuta do "Mestre Ziza" que o Bangu venceu o Torneio Início de 1950. Além disso, o Bangu ainda ficou com o vice no Carioca de 51, e na mesma posição no Torneio Início do Torneio Rio-São Paulo.

Em 1960, veio a conquista do Torneio Internacional de Nova York, com a presença de grandes clubes europeus. Em 64 e 65, o time amargou o vice no Carioca, mas o título não escaparia em 66. Na final, 3-0 sobre o Flamengo, e o segundo título carioca da história, quebrando um jejum de 33 anos. No ano de 1967, mais uma derrota na decisão. Apesar disso, uma invejável marca de quatro finais em quatro anos, e um título conquistado.

O Bangu voltaria a brilhar em 1985. Naquele ano, vieram os vice-campeonatos no Carioca (derrota para o Fluminense) e no Brasileiro (derrota para o Coritiba). Foi a última grande geração de sucesso do Bangu desde então. Em 2004, o clube acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Carioca, de onde só sairia em 2008, quando foi campeão da mesma.


- O clube, atualmente:

O time fez uma campanha digna em 2009, no Carioca. Com a sexta posição, após um começo ruim, o time poderia ter se classificado para a Série D do Campeonato Brasileiro, mas abdicou da vaga por problemas financeiros. Agora, para 2010, o Bangu quer alçar voos mais altos, e voltar aos velhos tempos de glórias. Para isso, se reforçou bastante, com nomes conhecidos, como o goleiro Marcos Leandro, o meia Tiano (de volta do Duque de Caxias), e Gustavo Corrêa, que brilhou pelo Sendas em 2009.


BANGU ATLÉTICO CLUBE
Fundado em 17 de abril de 1904
Sede: Rua Sul América, 950, Bangu, Rio de Janeiro.
Telefone: 21 2419-6204 / 2401-6387
Site: http://www.bangu-ac.net
E-mail: bangu@bangu-ac.com.br
Apelido: Banguzão
Fornecedor: Summerville
Patrocinador: Quick Delivery e Fly Remoções
Técnico: Marcelo Buarque
Presidente: Jorge Varela

Posição em 2009:
Elenco para 2010:
Goleiros: Marcos Leandro, Diogo e Douglas Vieira.
Zagueiros: Leandro Silva, Carlos Renan, Abílio, Júnior, Johnny e Rafael.
Laterais-direitos: Uillian e Maurício.
Laterais-esquerdos: Bruno, Thiaguinho e André Barreto.
Volantes: Marcão, André Oliveira, André Galhardo e Thiago Barreto.
Meias: Gustavo Corrêa, Digão, Muniz, Tiano e Guzzon.
Atacantes: Sassá, Pipico, Somália e Leandro Carrijo.

Estreia no Carioca: Boavista (em casa) (16.01, 16:00)

Estádio: Proletário Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita) (próprio)
Capacidade: 12.000 pessoas

Endereço: Rua Sul América, 950, Bangu, Rio de Janeiro.
Como chegar:
Distância do Centro do Rio: 40km (cerca de 40km, pela Avenida Brasil)
Ônibus: 392, 689, 741, 800 e 942.
Trem: Estação de Guilherme da Silveira - Ramais de Campo Grande e Santa Cruz (o estádio fica a cerca de 200m da estação)
(Crédito da foto: Google Maps)


Nenhum comentário: