Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

sábado, 31 de outubro de 2009

Segundona: Análise do 1º turno da 2ª fase

As primeiras nove rodadas desta 2ª fase da Segundona mostraram muita coisa. Primeiro, que as duas vagas para a elite do próximo ano estão totalmente indefinidas, visto o equilíbrio das equipes, e a reação de times que já pareciam mortos. Se o torneio fosse em turno único, Olaria e América estariam de volta à elite (o Olaria, depois de quatro anos). No entanto, há times que demonstraram poder de fogo na briga pela vaga. Sendas e Goytacaz são alguns deles. Em qualquer descuido dos times de cima (o que já aconteceu, aliás), a tabela pode sofrer alterações drásticas. Segue a classificação até o momento:

Olaria 20
América 19
----------
Sendas 17
Goytacaz 14
Bonsucesso 11
Quissamã 10 (Saldo de gols: -2)
Artsul 10 (Saldo de gols: -5)
Nova Iguaçu 9
Portuguesa 8
Riostrense 5


Vamos conferir, então, um resumo desta primeira fase, falando sobre cada um dos dez times, e seu desempenho ao longo desta etapa:


- Olaria:

É a melhor equipe da 2ª fase, mas por pouco. O caminho olariaense até agora foi um pouco tortuoso. Logo no começo, uma derrota em casa para o América. Nada muito desanimador, é verdade, já que a vitória veio no jogo seguinte, contra o Bonsucesso. Portuguesa e Artsul seriam as próximas vítimas, mas a vitória sobre o Sendas, fora de casa, colocou o time de vez na briga. Mas aí é que vêm as complicações. O time venceu o Quissamã, na Bariri, mas levando muitos sustos, numa partida complicada. Depois, o empate com o Goytacaz freou o ímpeto do time em chegar mais longe na ponta. A equipe é equilibrada, e ainda tem em Flamel seu grande nome. Mas ainda há muito o que provar. Já no 2º turno, os primeiros jogos são contra o rival direto, América, e o ascendente Bonsucesso. Olho vivo, Olaria!


- América:

O Mecão é o time de melhor campanha do campeonato, e apesar das estranhas derrotas em casa para o Goytacaz e o Bonsucesso, soube achar forças para se recuperar. A controversa vitória em cima do Nova Iguaçu deu ao time a confiança necessária. A partir daí, a equipe goleou Artsul e Sendas, este último, um grande rival na luta pela vaga na elite. A partida da 9ª rodada foi, inclusive, a melhor atuação do time no ano. A equipe desencantou, depois de uma série de jogos que não convenceram a desconfiada torcida. O artilheiro do campeonato, Alexsandro, marcou sete vezes nos últimos três jogos, e está mostrando, finalmente, seu grande valor.


- Sendas:

Depois de um começo arrasador (3 vitórias em 3 jogos), o Sendas perdeu boas chances de se isolar na liderança, mas nunca saiu da área de cima da tabela. A derrota em casa para o Olaria não baixou a guarda dos meritienses, que venceram o Goytacaz, num importante jogo. Apesar disso, a derrota para o América, na última partida, tirou a equipe da zona de classificação, pela primeira vez. Leandrão está inspirado, junto de Gustavo, e do jovem trunfo do treinador Waguinho Dias, o meia Vítor Rossini. Juntos, esses atletas podem levar o Sendas ao tão sonhado acesso.


- Goytacaz:

O começo foi bem promissor, com uma vitória incrível sobre o América, fora de casa. Tudo ia bem, a Lusa parecia que ia ser presa fácil... mas acabou goleando o Goyta. A partir daí, as coisas não foram mais as mesmas. O time só conseguiria vencer de novo já na 9ª rodada, em um mirrado 1 a 0 sobre o Quissamã. O time de Dário Lourenço começou bem, mais caiu de produção, apesar de sua torcida comparecer em peso aos jogos. Mesmo com os tropeços, o Goytacaz não está muito longe de seus rivais, pelo menos por agora. O duelo contra o América, em Campos, será decisivo, e tem tudo para ser o recorde de público da Segundona. Nesta segunda fase, Valdiran tem aparecido bem pelo Goyta, junto com Flávio Santos e Róbson.


- Bonsucesso:

O rubro-anil teve um começo muito ruim. As três derrotas nas três primeiras partidas destruíram a animação de qualquer torcedor. Rafael Paty, atacante, disse que "ainda havia esperança, e que enquanto houvesse chance, todos teriam de acreditar". Parece que o time entendeu o recado. Na 5ª rodada, uma mágica vitória em cima do América, em Mesquita, deu ao time uma grande confiança. Depois disso, a equipe atropelou a Portuguesa por 4 a 0. O time saiu da lanterna para a 5ª posição em poucas rodadas. Se mantiver este nível, talvez um milagre aconteça. Os torcedores já adotaram o lema "eu acredito", em relação a um ainda improvável acesso. Rafael Paty parece ter voltado à boa fase, marcando gols decisivos. Alan, seu fiel escudeiro, também se destaca, assim como Amauri, que vem jogando como titular. Rodrigo Conceição, goleiro, vem tendo belas atuações, e garantindo alguns pontos na tabela para o BFC.


- Quissamã:

A sensação da primeira fase chegou com moral, mas uma derrota em casa para o Artsul, já no 3º jogo, baixou um pouco o ânimo do time. O treinador Paulo Henrique chegou a dizer que o time já tinha cumprido seu papel no campeonato. Verdade ou não, a equipe ainda venceu o Bonsucesso, em casa, em um momento em que o time do subúrbio já crescia. A derrota para o Olaria foi vendida por um preço alto. Depois, a redenção: 3 a 0 sobre uma moribunda Portuguesa. Ainda assim, parece pouco provável uma reação muito maior. Pipico voltou a entrar (e marcar) pela equipe. Diniz vem mostrando um bom potencial nesta etapa.


- Artsul:

Depois de fazer uma boa primeira fase, o time chegou a complicar alguns times maiores no começo, inclusive vencendo o Goytacaz. Mas as derrotas para a América e Bonsucesso, já no fim do turno, frearam qualquer tentativa de avanço da equipe na tabela. Como se sabe, é ma equipe jovem, formada por atletas ainda pouco conhecidos do grande público. Mas a equipe de Rogério Pina é bem armada, apesar da juventude e inexperiência de seus atletas. Diego Cocada vem sendo crucial em alguns jogos, mas não tanto quanto Geovane, que voltou dos testes na Alemanha, e voltou a mostrar bom futebol.


- Nova Iguaçu:

Muitos acreditavam no acesso, ao fim da 1ª fase. Mas a 2ª fase do laranja iguaçuano vem sendo frustrante. Um início desapontador, com derrota para o Quissamã, e vários empates em casa. A primeira vitória veio só na 6ª rodada, diante do Riostrense. Só na rodada passada, diante da Lusa, é que o time conseguiu algum gás, com a primeira vitória fora de casa (como foi na 1ª fase, aliás). Mas já parece tarde para se pensar em 1ª Divisão. O time de Toninho Barroso ainda tem em sua coletividade um grande forte. Titulares de qualidade como Zambi e Éberson, e reservas que sempre aparecem bem, como Lukian e Giordano.


- Portuguesa:

Certamente, a maior decepção desta 2ª fase. O começo já não foi lá essas coisas, com derrota em casa para o Sendas. O jogo com o Olaria não foi ruim, apesar de nova derrota. Mesmo assim, o não-triunfo custou o cargo do treinador Marcelo Buarque. Rubens Filho, então, assumiu. Na estreia do mesmo, grande virada sobre o Goyta, e a esperança de dias melhores, intensificada com a vitória fora de casa, contra o Riostrense. Qual o quê... depois do bom empate com o América, a Lusa voltou a decepcionar. Goleados por Bonsucesso e Quissamã, os lusos perderam também, para o Nova Iguaçu. Orlandinho, Digão e Muniz tem sido alguns destaques, apesar de tudo. As chances de classificação já eram. Agora, é pensar num final de temporada digno.


- Riostrense:

O time mais fraco da campanha, com apenas uma vitória. Na lanterna absoluta, o time quase desistiu do campeonato, ao fim do turno. No jogo contra o Olaria, a confusão que fez com que o time deixasse o campo, quase os fez deixarem também o torneio. A diretoria pediu respeito à arbitragem do campeonato, mas ficou só nas ameaças de abandonar a competição. O time segue, mas já sem chances de avançar. A equipe de Jonas Siqueira tem uma interessante dupla de ataque: Romário e Toró. Obviamente não se trata do antigo ataque do Fluminense, mas os homônimos tentam repetir, mesmo que parcamente, o sucesso dos famosos.


- Artilheiros:

19 gols:
Alexsandro (América)

13 gols:
Rafael Paty (Bonsucesso)

12 gols:
Alan (Bonsucesso)

11 gols:
Derley (Angra dos Reis)

10 gols:
Fábio (Riostrense)

9 gols:
Geovane (Artsul)
Leandrão (Sendas)

Total de gols no Campeonato: 599
Média de gols por jogo: 2,58

Nenhum comentário: