Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

quarta-feira, 3 de junho de 2009

2ª Divisão do Carioca: America

Começamos hoje as reportagens especiais sobre os clubes que disputarão a 2ª e 3ª divisões do futebol carioca em 2009. Hoje, falaremos do mais famoso desses clubes, e também o mais vitorioso: o América Football Club.

- Um pouco de história:

O clube, com sede na zona norte do Rio, foi fundado em 1904. Em 1911, às voltas com a preocupação em ter um campo próprio, passou a jogar na rua Campos Sales, no bairro da Tijuca. Conquistou seu primeiro Carioca em 1913, ao derrotar o São Cristóvão na decisão, o que se repetiu em 1916 e 1922, novamente diante do clube cadete, nas duas oportunidades.

Em 1928, viria o quarto título, desta vez, já na rua Campos Sales. O estádio já tinha arquibancadas de cimento, um grande avanço para a época. Três anos depois, mais uma taça de campeão do Rio de Janeiro. Mais uma vez em casa, o Rubro derrotou o Bonsucesso (3-1) para garantir o título. Em 1930, a seleção brasileira foi representada na 1ª Copa do Mundo por Joel e Hermógenes, atletas do America.

O ano de 1935 foi o ano do 6° título carioca. Em 1938, veio o título do Torneio Extra. Ainda naquele ano, aquela que é considerada a maior virada da história do AFC: 6-4 sobre o Vasco da Gama, após estar perdendo por 4-0. Em 1945, o America é campeão do Torneio Relâmpago; em 1949, do Torneio Início; e em 1950, se torna o primeiro vice-campeão da história do Maracanã, ao perder a final do Carioca para o Vasco (2-1).

Em 1960, veio o último título carioca do América, diante do Fluminense. Em 1974, o America conquista a Taça Guanabara, e em 82, o Torneio dos Campeões, organizado pela CBF. O clube foi semifinalista do Campeonato Brasileiro de 1986, mas foi excluído da Copa União do ano seguinte, organizada pela CBF e pelo Clube dos 13. Por isso, recusou-se a jogar a 2ª Divisão. Ficou fora de combate por um ano, e acabou entrando numa descendente.

Seu último grande momento aconteceu em 2006, quando chegou à final da Taça GB (perdeu de maneira controversa para o Botafogo, 3-1).

- O clube, atualmente:
O America viveu uma fase turbulenta no ano passado. Dois anos depois de chegar à final da Taça GB, o Rubro fez um campeonato carioca melancólico, com uma equipe enfraquecida, e acabou rebaixado para a 2ª do Estadual. O clima entre os torcedores e dirigentes era de total desconsolo, já que o clube ficaria mais de um ano sem disputar qualquer competição.

No entanto, o ano de 2009 prometia (e ainda promete) uma reviravolta. Com a aposentadoria de Romário, declarado torcedor americano, o Baixinho passou a ser um homem de negócios dentro do futebol. Foi chamado pela diretoria para ser o homem forte do futebol do clube. Romário aceitou o convite, e parece que os frutos já começaram a render. A Unimed deve ser a nova patrocinadora, e a Penalty surgiu como a nova fornecedora de uniformes, depois do fim do contrato de vários anos com a Summerville.

O técnico para este ano é Clóvis de Oliveira, que trabalhou com Renê Simões na seleção jamaicana. Um dos grandes reforços para esse ano, dentro das quatro linhas, é o goleiro Fábio Noronha, que esteve na última grande campanha do America, em 2006. Noronha estava no Tinshuiwai Pegasus, de Hong Kong, onde foi muito bem sucedido. Outro jogador que deve integrar o elenco do Sangue é Bruno Leite, lateral-direito que estava no Mesquita, durante o Carioca 2009.

Um detalhe é que o presidente Ulisses Salgado disse que o America pode estrear (16 de julho, contra o Bonsucesso) longe de sua casa, por ter de jogar uma partida fora de seu estádio (perda de mando de campo por causa de incidentes na última partida do Carioca 2008, 1-1 com o Mesquita).






AMERICA FOOTBALL CLUB
Fundado em 18/09/1904
Sede: Rua Campos Sales, 118 - Tijuca, Rio de Janeiro.
Telefone: 21 2569-2060
Apelido: Mecão, Sangue, Diabo, Brasinha
Fornecedor: Penalty
Patrocinador: Unimed
Técnico: Clóvis de Oliveira
Presidente: Ulisses Salgado


Estádio: Giulite Coutinho (Edson Passos)
Capacidade: 16.000 pessoas

Endereço: Rua Cosmorama, 200 - Edson Passos, Nova Iguaçu.
Como chegar:
Distância do centro do Rio: 40km (cerca de 40 minutos, via Linha Vermelha, ou Av. Brasil)
Distância do centro de Nova Iguaçu: 6km (cerca de 10 minutos, pela Via Light)
Ônibus: Pavuna e Nova Iguaçu
Trem: Estação de Edson Passos (o estádio fica a cerca de 500m da estação, ver foto abaixo)
(Crédito da foto: Google Maps)

Nenhum comentário: