Menu - Clubes

1ª Divisão: América - Americano - Bangu - Boavista - Duque de Caxias - Friburguense - Macaé - Madureira - Olaria - Resende - Tigres - Volta Redonda
2ª Divisão: Angra dos Reis - Artsul - Bonsucesso - Cabofriense - Céres - CFZ - Fênix - Goytacaz - Itaperuna - Mesquita - Nova Iguaçu - Portuguesa - Profute - Quissamã - Rio das Ostras - Sampaio Corrêa - São Cristóvão - Sendas
3ª Divisão: AD Itaboraí - América de Três Rios - Atlético Rio - Barcelona - Barra Mansa - Bela Vista - Bréscia - Campo Grande - Canto do Rio - Castelo Branco - CF Rio de Janeiro - Duquecaxiense - Esprof - Futuro Bem Próximo - Heliópolis - Juventus - Kaiserburg - Leme - Mangaratibense - Marinho - Nilópolis - Nova Cidade - Paraíba do Sul - Rio-São Paulo - Associação Riostrense - Rubro - São João da Barra - Serra Macaense - Tanguá - Três Rios - União Central - Vassouras - Villa Rio

- Licenciados:
2ª Divisão: Aperibeense - Cardoso Moreira - Estácio - Floresta - Guanabara - Miguel Couto - Rio Branco - Teresópolis
3ª Divisão: Arraial do Cabo - Casimiro de Abreu - Condor - Deportivo La Coruña Brasil - Entrerriense - Italva - Paduano - Real Angra - Rio Bonito - Riostrense EC - Santa Cruz - São José - Semeando Cidadania - Serrano - Tomazinho - União de Marechal Hermes - Várzea
Outros: Anchieta - Apollo - Barra (Teresópolis) - Barra da Tijuca - Bayer - Cachoeiras - Central (Barra do Piraí) - Coelho da Rocha - Colúmbia - Cosmos - Diana - Everest - Faissal - Iguaçu - Japeri - Lucas - Maricá - Miguel de Vassouras - Nova Friburgo - Pavunense - EC Resende - Royal - Rodoviário - Saquarema - Teresópolis EC - Tupy (Paracambi) - União Nacional - Vera Cruz

terça-feira, 28 de abril de 2009

8ª rodada da 2ª Divisão de Juniores

Rolou neste domingo (26) a primeira rodada do returno da Segundona de Juniores. Pelo Grupo A, América e Nova Iguaçu confirmaram seu poderio, e seguem próximos, na ponta. Pelo B, a Lusa venceu mais uma, desta vez em Itaboraí. Enquanto isso, o Artsul derrotou o São Cristóvão, fora de casa. Já no Grupo C, duas goleadas. Mas a que o Olaria aplicou sobre o Angra, fora de casa, foi realmente acachapante.

- Resultados:

- Grupo A:
Estácio 1-2 América
CFZ 1-2 Nova Iguaçu
Aperibeense 1-2 Quissamã

- Grupo B:
São Cristóvão 1-2 Artsul
Profute 2-4 Portuguesa
Cardoso Moreira 0-4 Sendas

- Grupo C:
Angra dos Reis 1-11 Olaria (você não leu errado, é 11 mesmo)
Goytacaz 6-2 Bréscia


- Classificação:

Grupo A
Nova Iguaçu 19
América 18
Estácio 12
Quissamã 8
CFZ 6
Miguel Couto 5
Aperibeense 0

Grupo B
Portuguesa 16
Artsul 15 (Saldo de gols: 9)
Sendas 15 (Saldo de gols: 6)
Silva Jardim 10
Profute 7
São Cristóvão 6
Cardoso Moreira 0

Grupo C
Olaria 16
Bonsucesso 14
Goytacaz 13
Angra dos Reis 12
Bréscia 4 (Saldo de gols: -9)
Campo Grande 4 (Saldo de gols: -10)
Céres 0 (eliminado)


- Próximos jogos (9ª rodada):
(30 de abril)

- Grupo A:
Quissamã x Estácio, Estádio Municipal Antônio Carneiro da Silva, Quissamã (15:00)
América x CFZ, Estádio Giulite Coutinho, Édson Passos (15:00)
Nova Iguaçu x Miguel Couto, Estádio do Laranjão, Nova Iguaçu

- Grupo B:
Artsul x Profute, Estádio Nivaldo Pereira, Austin (15:00)
Portuguesa x Cardoso Moreira, Estádio Luso-Brasileiro, Ilha do Governador (15:00)
Sendas x Silva Jardim, CT da Sendolândia, São João de Meriti (15:00)

- Grupo C:
Olaria x Goytacaz, Estádio Luso-Brasileiro, Ilha do Governador (13:00)
Bréscia x Campo Grande, Estádio Marrentão, Duque de Caxias (15:00)

Copa Rio 2009: fim da primeira fase e início da segunda

Terminou na última semana a primeira fase da Copa Rio 2009. Como se sabe, o Castelo Branco perdeu seis pontos por ter escalado jogadores irregulares, e perdeu as primeiras posições na tabela. Na última rodada, tivemos muitos gols (23 em 3 jogos). O Aperibeense garantiu sua classificação ao massacrar o moribundo Campo Grande. O CFZ passou pelo Castelo, e o Sendas perdeu em casa, diante do Fênix.

- Resultados:

Aperibeense 10-2 Campo Grande (maior goleada do campeonato até então)
CFZ 4-3 Castelo Branco
Sendas 1-3 Fênix

- Classificação:

Sendas 19
CFZ 18
Fênix 17
Aperibeense 16
---------------------
Castelo Branco 10
Campo Grande 0


Dessa forma, os grupos da segunda fase ficaram organizados da seguinte forma:

Grupo B: Madureira, Friburguense, Tigres, CFZ e Macaé.
Grupo C: Amereicano, Resende, Quissamã, Fênix e Boavista.
Grupo D: Bangu, Cabofriense, Volta Redonda, Aperibeense e Sendas.

E a primeira rodada da segunda fase já rolou neste sábado (25), com jogos pelos três grupos. Os favoritos Madureira e Bangu saíram na frente.

- Resultados:

- Grupo B:
Macaé 0-0 Tigres
Madureira 2-1 CFZ

- Grupo C:
Americano 1-1 Quissamã
Resende 0-0 Fênix

- Grupo D:
Cabofriense 2-2 Sendas
Bangu 2-0 Aperibeense


- Classificação:

Grupo B
Madureira 3
Macaé 1
Tigres 1
CFZ 0
Friburguense 0 (ainda não jogou)

Grupo C
Americano 1
Quissamã 1
Fênix 1
Resende 1
Boavista 0 (ainda não jogou)

Grupo D
Bangu 3
Cabofriense 1
Sendas 1
Aperibeense 0
Volta Redonda 0 (ainda não jogou)

- Próximos jogos (2ª rodada):
(29 de abril, 15:00)

- Grupo B:
Tigres x Friburguense, Estádio Los Larios, Duque de Caxias.
CFZ x Macaé, Estádio Antunes, Recreio.

- Grupo C:
Quissamã x Boavista, Estádio Municipal Antônio Carneiro da Silva, Quissamã.
Fênix x Americano, Estádio do Trabalhador, Resende.

- Grupo D:
Sendas x Volta Redonda, CT da Sendolândia, São João de Meriti.
Aperibeense x Cabofriense, Estádio Brandão Filho, Aperibé.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mercado da Bola (21.04)

Duque de Caxias

O Duque de Caxias renovou com boa parte de seus jogadores, para a disputa da Serie B do Campeonato Brasileiro. Juninho, Borges, Geovani e Edivaldo estão entre eles. O meia Rafael, o volante Ives, e os laterais Marquinho, Maricá e Victor Boleta são os novos contratados. A Diretoria de Futebol já pretende anunciar novos reforços ainda nesta semana.

Por outro lado, Douglas Silva, Dedé, Cléber, Jefferson, Marcelo Cardoso, Fábio Valle, Thiago Abreu, Dudu e Givaldo estão na barca. O treinador Roy, que treinava o Resende, já teria sido sondado, apesar da diretoria negar o interesse.


Volta Redonda

O Volta Redonda deve perder três de seus jogadores, e justamente as maiores revelações. Dedé estaria a um passo do Palmeiras ou Santos; Caio, muito próximo de acerto com o Cruzeiro, enquanto Robinho estaria entre Fluminense e Vasco da Gama. O técnico Marcelo Buarque, ex-Duque de Caxias é o novo treinador.


Madureira

O Madureira disputa a Copa Rio, e conta com a volta de Nelson e Paulo Roberto, que voltaram de empréstimo ao Bangu. Outro que volta é Nino, que jogou o Carioca pelo Mesquita. Por sua vez, Ricardo e André Paulino não renovaram e saíram.


Americano

No alvinegro de Campos, Kieza pode estar de saída. Clubes grandes já estariam de olho no atacante, mas ele fica até o final da Copa do Brasil. Já Ernani deve realmente sair, já que seu contrato expira em 30 de abril.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Friburguense conquista a Taça João Ellis Filho


O Friburguense quebrou um jejum de 12 anos, e conquistou a Taça João Ellis Filho, neste domingo (19), ao derrotar o Tigres nos pênaltis, por 8-7, depois de 2-2 no tempo normal.

A equipe de Nova Friburgo começou na frente, com um gol contra de Gilcimar. No entanto, o artilheiro do Tigres iria se redimir no segundo tempo. Clayton bateu falta e o mesmo Gilcimar, agora a favor, marcou de cabeça, o gol de empate. O Friburguense não se intimidou e foi pra cima. Alex Faria marcou o segundo do tricolor serrano, no que parecia ser o gol do título. Mas o veterano Sorato, que havia acabado de entrar em campo, marcou o gol do novo empate, aos 37 minutos.




Nos pênaltis, a série inicial terminou empatada em 5-5, e a decisão acabou indo para as cobranças alternadas. Foi aí que brilhou a estrela do goleiro Adriano, do Friburguense. O arqueiro, de 40 anos, pegou o pênalti de Pedrão, e deu a taça para a equipe de Friburgo.

Friburguense: Victor Hugo (O), Wallace (O), Bidu (O), Elan (O) e Thiago Santos (O). Alternadas: Adênis (O), Leomir (X), Lucas (O), Crispin (O).
Tigres: Sorato (O), Oziel (O), Guerra (O), Edson (O) e Gilcimar (O). Alternadas: Dênis (O), Jaílson (X), Leão (O), Pedrão (X).

Copa do Brasil: Americano nas oitavas de final!

Com algum atraso, venho aqui postar sobre o grande triunfo do Americano, o único alternativo do Rio de Janeiro que disputa esta Copa do Brasil. A equipe de Campos eliminou o Botafogo, na quinta-feira (16) e avançou para as oitavas de final.

No primeiro jogo, em Campos, o Americano venceu o BFR por 2-1. Na volta, no Engenhão, quase 20 mil pessoas assistiram a um jogo disputado. O Botafogo chegou a liderar, com Victor Simões, mas Kieza, o grande nome do Americano nesta temporada, marcou o gol de empate, já no segundo tempo. Quando tudo já parecia definido, o Botafogo marcou o segundo gol, por intermédio de Maicosuel, aos 47 minutos. Parecia uma ducha de água fria sobre as pretensões do Americano, mas o destino foi irônico com o botafoguense Maicosuel. Na disputa por pênaltis, o 10 alvinegro perdeu sua cobrança, e o clube do interior venceu por 5-4.

Agora, o Americano espera o vencedor do duelo entre Ponte Preta e Figueirense, para saber seu adversário nas oitavas. Este é mais um dos jogos que entram para a história do futebol carioca, como uma das grandes zebras já vistas no Rio de Janeiro.

Experiência alternativa (19.04)


Bonsucesso 2-2 Olaria

Estive no Estádio Leônidas da Silva, em Bonsucesso, para acompanhar a partida entre Bonsucesso x Olaria, valendo pela 2ª Divisão de Juniores. Quando cheguei ao estádio do Rubro-Anil, a partida já estava rolando, e o time da casa já perdia por 2-0. Cerca de 300 torcedores compareceram ao estádio.

A torcida do Bonsucesso ficou apenas na social, enquanto a torcida visitante (a maioria membros da Torcida Jovem do Olaria), ficou nas arquibancadas do lado contrario, atrás de um dos gols e debaixo do placar. No jogo, o Bonsucesso perdeu muitas chances e errava muito. Em uma das oportunidades que teve, no fim do primeiro tempo, a bola bateu na trave, e sobrou para o atacante que, debaixo do gol (sem exagero), cabeceou para o lado, visando o outro canto, e perdeu a chance de marcar.

Na segunda etapa, o jogo mudou. O Bonsucesso entrou melhor e mais atento. Ainda assim, alguns erros tiraram a paciência de alguns torcedores, e de um membro da Comissão Técnica, que estava da arquibancada. O camisa 9 estava mal na partida, e era o mais criticado. Eis que, na metade do 2° tempo, pênalti, após varias investidas contra a área adversária. O tão contestado camisa 9 bateu e marcou: 2-1.

O gol do Bonsuça acordou a torcida, quieta ate então, e também a equipe em campo. As finalizações foram aparecendo, mas o gol, não. O juiz marcou quatro minutos de acréscimo e o Bonsucesso conquistou o merecido empate, aos 48 minutos, depois de um grande bate-rebate na área.

Fim de partida, torcida satisfeita com o resultado, que manteve o Bonsucesso na liderança de seu grupo, no fim deste 1° turno. Na próxima semana, em mais uma edição desta coluna, pretendo estar em Madureira, pela primeira rodada da 2ª fase da Copa Rio. No domingo, em São Cristóvão, para o jogo do time local diante do Artsul, pela Segundona de Juniores.

Fotos aqui: http://picasaweb.google.com.br/gabrielandrezo/Bonsucesso22Olaria

E viva o Futebol Alternativo!

7ª rodada da 2ª Divisão de Juniores

2a Divisão de Juniores (7ª rodada)

Neste domingo (23), foi realizada a sétima rodada da Segundona de Juniores, do Rio de Janeiro. No Grupo A, o Nova Iguaçu segue líder, com o América em segundo. As duas equipes venceram seus jogos, e o Nova Iguaçu afastou o Estácio da área de classificação. Pelo Grupo B, a Lusa voltou a vencer (2-1 sobre o São Cristóvão), e voltou para a primeira posição, já que o Artsul folgou. O Sendas conquistou um empate contra o Profute, e também esta na briga.

No Grupo C, o Olaria perdeu os 100% de aproveitamento, ao empatar com o Bonsucesso, fora de casa (2-2). Com isso, o Rubro-Anil segue líder da chave. O Angra voltou a vencer (3-2 sobre o Bréscia), e está em terceiro.

- Resultados:

- Grupo A:
Aperibeense 0-3 América
Estácio 3-5 Nova Iguaçu
CFZ 1-1 Miguel Couto

- Grupo B:
São Cristóvão 1-2 Portuguesa
Profute 1-1 Sendas
Cardoso Moreira 0-2 Silva Jardim

- Grupo C:
Bonsucesso 2-2 Olaria
Angra dos Reis 3-2 Bréscia
Goytacaz 2-0 Campo Grande



- Classificação:

Grupo A
Nova Iguaçu 16
América 15
Estácio 12
CFZ 6
Quissamã 5 (Saldo de gols: -5)
Miguel Couto 5 (Saldo de gols: -6)
Aperibeense 0

Grupo B
Portuguesa 13
Artsul 12 (Saldo de gols: 8)
Sendas 12 (Saldo de gols: 2)
Silva Jardim 10
Profute 7
São Cristóvão 6
Cardoso Moreira 0

Grupo C
Bonsucesso 14
Olaria 13
Angra dos Reis 12
Goytacaz 10
Bréscia 4 (Saldo de gols: -5)
Campo Grande 4 (Saldo de gols: -10)
Ceres 0 (eliminado)


- Próximos jogos (8ª rodada):
(26 de abril)

- Grupo A:
Estácio x América, Estádio Eustáquio Marques, Curicica (10:00)
CFZ x Nova Iguaçu, Estádio Antunes, Recreio (10:00)
Aperibeense x Quissamã, Estádio Brandão Filho, Aperibé (15:00)

- Grupo B:
São Cristóvão x Artsul, Estádio Figueira de Melo, São Cristóvão (15:00)
Profute x Portuguesa, Estádio Alziro de Almeida, Itaboraí (15:00)
Cardoso Moreira x Sendas, Estádio Ferreirão, Cardoso Moreira (15:00)

- Grupo C:
Angra dos Reis x Olaria, Estádio Municipal, Angra dos Reis (15:00)
Goytacaz x Bréscia, Estádio Ary de Oliveira e Souza, Campos (15:00)

9ª rodada da Copa Rio (18.04) - Castelo perde seis pontos

Copa Rio 2009 (9ª rodada)

O Castelo Branco foi punido no TJD, com a perda de seis pontos na Copa Rio. Carlinhos, Diogo e Gil Gomes estariam fora do Bira, antes da estréia na Copa Rio. Por terem jogado diante do Fênix, o Tribunal tirou seis pontos do clube de Realengo. O Castelo já anunciou que vai recorrer da decisão.

Voltando aos gramados, tivemos a nona rodada da Copa Rio, neste sábado. O CFZ garantiu a vaga para a segunda fase, ao golear o Campo Grande (2-6). O Fênix que, antes da punição ao Castelo, já estava praticamente eliminado, venceu o Aperibeense, e conquistou a terceira vaga. Em Meriti, o classificado Sendas empatou com o agora quase eliminado Castelo Branco, por 2-2.

O Sendas já que não pode mais ser alcançado (a não ser que o Castelo recupere os pontos e vença o ultimo jogo), e fica com a primeira posição, com 19 pontos. Desta forma, fica no Grupo de Bangu, Cabofriense, Volta Redonda e o quarto colocado da primeira fase.

- Resultados:

Fênix 2-0 Aperibeense
Campo Grande 2-6 CFZ
Sendas 2-2 Castelo Branco

- Classificação:

Sendas 19 (classificado)
CFZ 15 (classificado)
Fênix 14 (Classificado)
Aperibeense 13
-----------------------
Castelo Branco 10 (perdeu 6 pontos)
Campo Grande 0


- Próximos jogos (10ª rodada)
(22 de abril, 15:00)

Aperibeense x Campo Grande, Estádio Brandão Filho, Aperibé
CFZ x Castelo Branco, Estádio Antunes, Recreio
Sendas x Fênix, CT da Sendolândia, São João de Meriti

sexta-feira, 17 de abril de 2009

6ª rodada da 2ª Divisão de Juniores

2ª Divisão de Juniores (6ª rodada)

Mais uma rodada da Segundona de Juniores aconteceu nesta quinta-feira (16). Pelo grupo A, o América voltou a vencer (2-0 sobre o Quissamã) e segue vice-líder da chave. O líder ainda é o Nova Iguaçu, que goleou o Aperibeense por 6-0. No Grupo B, o Artsul venceu a Portuguesa, fora de casa, e tomou a liderança da chave das mãos da Lusa. O Sendas é agora o segundo do grupo, após a vitória sobre o São Cristóvão, por 2-1.

No Grupo C, o Olaria, equipe com o melhor aproveitamento do campeonato, não jogou esta rodada. Assim, o Bonsucesso conquistou a liderança provisória do grupo (13 pontos contra 12 do Olaria), com um importante triunfo diante do Bréscia, em Caxias (0-1). O Angra dos Reis aplicou a maior goleada da rodada, sobre o Campo Grande. O time de Angra venceu o Campusca por 6-4, no campo do Céres.

- Resultados:

- Grupo A:
América 2-0 Quissamã
Nova Iguaçu 6-0 Aperibeense
Miguel Couto 2-3 Estácio

- Grupo B:
Portuguesa 1-2 Artsul
Sendas 2-1 São Cristóvão
Silva Jardim 2-1 Profute

- Grupo C:
Bréscia 0-1 Bonsucesso
Campo Grande 4-6 Angra dos Reis


- Classificação:

Grupo A
Nova Iguaçu 13
América 12 (saldo de gols: 5)
Estácio 12 (saldo de gols: 4)
CFZ 5
Quissamã 5
Miguel Couto 4
Aperibeense 0

Grupo B
Artsul 12
Sendas 11
Portuguesa 10
Silva Jardim 7
Profute 6 (Saldo de gols: 0)
São Cristóvão 6 (Saldo de gols: -2)
Cardoso Moreira 0

Grupo C
Bonsucesso 13
Olaria 12
Angra dos Reis 9
Goytacaz 7
Bréscia 4 (Saldo de gols: -4)
Campo Grande 4 (Saldo de gols: -8)
Céres 0 (eliminado)

- Próximos jogos (7ª rodada):
(19 de abril)

- Grupo A:
Estácio x Nova Iguaçu, Estádio Eustáquio Marques, Curicica (10:00)
Aperibeense x América, Estádio Brandão Filho, Aperibé (15:00)
CFZ x Miguel Couto, Estádio Antunes, Recreio dos Bandeirantes (15:00)

- Grupo B:
São Cristóvão x Portuguesa, Estádio Figueira de Melo, São Cristóvão (10:30)
Profute x Sendas, Estádio Alziro de Almeida, Itaboraí (15:00)
Cardoso Moreira x Silva Jardim, Estádio Ferreirão, Cardoso Moreira (15:00)

- Grupo C:
Bonsucesso x Olaria, Estádio Leônidas da Silva, Bonsucesso (10:30)
Angra dos Reis x Bréscia, Estádio Municipal, Angra dos Reis (15:00)
Goytacaz x Campo Grande, Estádio Ary de Oliveira e Souza, Campos (15:00)

8ª rodada da Copa Rio (15.04)

Copa Rio 2009 (8ª rodada)

O Sendas garantiu sua classificação para a 2ª fase da Copa Rio. A vitória de 2-1 sobre o Aperibeense, fora de casa, deu ao time de São João de Meriti a vantagem de três pontos na liderança, sobre o segundo colocado, o Castelo Branco. Alias, o time da UCB também venceu: goleou o moribundo Campo Grande, por 5-2. O CFZ, por sua vez, entrou na zona de classificação, ao derrotar o Fênix por 2-1, no Recreio dos Bandeirantes.

Faltando duas rodadas, o Sendas não pode mais ficar fora dos quatro primeiros, estando assim, classificado. Entre o segundo e o quinto colocados, a disputa esta matematicamente aberta. O Castelo esta mais próximo da classificação, pois necessita apenas de mais uma vitória. Mas a equipe de Meriti joga os dois próximos jogos fora de casa (Sendas e CFZ).

- Resultados:

CFZ 4-1 Fênix
Castelo Branco 5-2 Campo Grande
Aperibeense 1-2 Sendas

- Classificação:

Sendas 18 (classificado)
Castelo Branco 15
Aperibeense 13
CFZ 12
----------------------
Fênix 11
Campo Grande 0


- Próximos jogos (9ª rodada):
(18 de abril, 15:00)

Fênix x Aperibeense, Estádio do Trabalhador, Resende
Campo Grande x CFZ, Estádio Caio Martins, Niterói
Sendas x Castelo Branco, CT da Sendolândia, São João de Meriti

terça-feira, 14 de abril de 2009

2ª Divisão de Juniores 2009

Grupo A: América, Nova Iguaçu, CFZ, Estácio, Miguel Couto, Aperibeense e Quissama.
Grupo B: Portuguesa, Artsul, São Cristóvão, Sendas, Profute, Cardoso Moreira e Silva Jardim.
Grupo C: Olaria, Ceres, Brescia, Campo Grande, Bonsucesso, Angra dos Reis e Goytacaz.

Vinte e uma equipes entraram na competição, mas somente vinte continuam. O Ceres foi eliminado pela FERJ e, dessa forma, também não vai disputar a segundona de profissionais. Villa Rio, Guanabara, Itaperuna, Teresópolis, Floresta e Rio Branco pediram licença e tambem ficam de fora dos dois torneios.

A fórmula de disputa é um pouco complexa: três grupos, onde os cinco melhores de cada grupo e o melhor 6° colocado se classificam para a segunda fase, onde dividem-se os 16 times em 4 grupos de quatro times. O melhor de cada grupo avança para as semifinais.

Os grupos para a disputa da 2ª de profissionais serão os mesmos, mas os confrontos vão mudar, em tabela que deve ser divulgada em maio. O campeonato de juniores, por sua vez, vai chegando ao fim do 1° turno (5 de 7 rodadas já completadas). A classificação atual é a seguinte:

Grupo A
Nova Iguaçu 10
América 9
Estácio 9
CFZ 5
Quissama 5
Miguel Couto 4
Aperibeense 0

Grupo B
Portuguesa 10
Artsul 9
Sendas 8
Profute 6
São Cristóvão 6
Silva Jardim 4
Cardoso Moreira 0

Grupo C
Olaria 12
Bonsucesso 10
Goytacaz 7
Angra dos Reis 6
Brescia 4
Campo Grande 4
Ceres 0 (eliminado)

Copa Rio 2009

A primeira fase da Copa Rio já começou. Neste primeiro momento, temos seis equipes brigando por quatro vagas na próxima etapa. As equipes que disputam esta fase inicial são: Aperibeense, Campo Grande, Castelo Branco, CFZ, Fênix e Sendas.

Os quatro melhores do hexagonal que envolve as seis equipes acima se classificam para a 2ª fase. Os grupos já estão definidos, a saber:

Grupo A: Madureira, Macaé, Friburguense, Tigres e 2° lugar do hexagonal.
Grupo B: Boavista, Resende, Americano, Quissama e 3° lugar do hexagonal.
Grupo C: Cabofriense, Volta Redonda, Bangu, 1° e 4° lugares do hexagonal.

A Copa Rio 2009 envolve dezoito equipes, são oito equipes da 1ª divisão de 2008, cinco equipes da 2ª divisão, mais quatro equipes da 3ª divisão e o Sendas. Já estamos com 7 das 10 rodadas do hexagonal completadas. No momento a classificação está assim:

1 Sendas 15
2 Aperibeense 13
3 Castelo Branco 12
4 Fênix 11
----------------------
5 CFZ 9
6 Campo Grande 0

O destaque negativo deste começo de competição é o lanterna, Campo Grande. O velho Campusca, vice-campeão da 3ª divisão, perdeu todos os jogos que disputou ate então. A equipe se apresentou apenas um dia antes da estréia da Copa Rio, e manda seus jogos no Caio Martins, a portões fechados. Já o Sendas está muito perto da vaga, assim como o Aperibeense. Este ultimo esteve muito perto de subir para a elite do estadual, ano passado.

A oitava rodada acontece nesta quarta-feira (15), com todos os jogos marcados para as 15:00:

CFZ x Fênix, Estádio Antunes (Recreio)
Castelo x Campo Grande, Estádio Giulite Coutinho (Edson Passos)
Aperibeense x Sendas, Estádio Brandão Filho, Aperibé

Análise do Carioca 2009 - 2ª parte

Alguns dos jogadores das menores equipes se destacaram neste Estadual. O Resende acabou sendo, fora os quatro grandes, o clube que chegou mais longe na competição. Pela equipe da região Sul, o atacante Bruno Meneghel foi o grande destaque, e foi artilheiro isolado por muitas rodadas. Pelo Americano, o atacante Kieza, que veio da Desportiva-ES, e o meia Éberson foram os grandes nomes do alvinegro campista. Foi dele o gol do titulo da Taça Moises Matias de Andrade.

O Tigres esteve muito perto de voltar para a segundona, mas recuperou-se a tempo, muito em função dos gols de Gilcimar, decisivo em momentos importantes. Pelo Macaé, Wallacer deixou sua marca sete vezes, e ajudou sua equipe a conquistar a vaga na serie D. O Bangu foi o outro classificado, após uma grande arrancada no segundo turno. Pelo time de Moça Bonita, o meia Tiano (que chegou da Portuguesa Carioca) e os atacantes Somália e Bruno Luiz fizeram bonito.

Pelo Volta Redonda, Robert foi o artilheiro da equipe. O Boavista teve em Paulo Rodrigues, Leandro Cruz e Roberto Santos alguns bons momentos. O Friburguense esteve perto de chegar as semifinais da Taça Rio, méritos para Victor Hugo, Gilson e Hercules. O Madureira ficou na zona intermediaria, teve em Jones seu grande nome este ano.

Já o Duque de Caxias escapou do rebaixamento. O meia Geovani, com cinco gols, teve boas atuações com o Tricolor da Baixada. O Mesquita terminou rebaixado, mas os meias Éderson e Rafael exibiram um bom futebol.

Entre os artilheiros do campeonato, alguns jogadores dos clubes menores se destacaram. Ate a presente data, Bruno Meneghel, do Resende, era o artilheiro do Campeonato, ao lado do flamenguista Josiel, ambos com onze gols cada. Com oito gols marcados, o atacante Bruno Luiz, do Bangu, também fez bonito, sendo um dos jogadores que se destacou entre os pequenos.

Os artilheiros, entre os pequenos:

11 Bruno Meneghel (Resende)
8 Bruno Luiz (Bangu)
7 Anselmo Ramon (Cabofriense)
7 Wallacer (Macae)
6 Éderson (Mesquita)
6 Gilcimar (Tigres)
5 Éberson (Americano)
5 Somália (Bangu)
5 Geovani (Duque de Caxias)
5 Hercules (Friburguense)
5 Robert (Volta Redonda)
5 Jones (Madureira)

Análise do Carioca 2009 - 1ª parte

O Campeonato Carioca está perto do seu final. A decisão do titulo será entre Flamengo e Botafogo, mas as equipes alternativas do Rio de Janeiro também tiveram sua participação ao longo destes quase três meses. O Resende foi o único entre os pequenos a chegar a uma semifinal de turno, este ano. Aliás, chegou a final da Taça GB.

Classificaram-se para a Série D, o Macaé e o Bangu, somando-se ao já classificado Madureira, que ficou em terceiro na Copa Rio de 2008. O Mesquita foi rebaixado, mas a segunda vaga na segundona de 2010 ainda não foi definida. Volta Redonda e Cabofriense empataram em pontos, na penúltima posição. No entanto, o Voltaço leva a vantagem no saldo de gols. Mas, ao que parece, teremos dois jogos-desempate para definir quem se salva e quem cai.

Segue a classificação ao final do 2° turno:

1 Flamengo 34
2 Vasco da Gama 32 (11 vitórias)
3 Botafogo 32 (10 vitórias)
4 Fluminense 31
-----------------------------
5 Macaé 20 (7 vitórias)
6 Bangu 20 (6 vitórias, saldo de gols: -6)
-----------------------------
7 Friburguense 20 (6 vitórias, saldo de gols: -10)
8 Boavista 20 (5 vitórias)
9 Resende 17 (5 vitórias)
10 Americano 17 (4 vitórias)
11 Tigres 16 (4 vitórias, saldo de gols: -7)
12 Madureira 16 (4 vitórias, saldo de gols: -8)
13 Duque de Caxias 16 (4 vitórias, saldo de gols: -11)
14 Volta Redonda 15* (4 vitórias, saldo de gols: -3)
-----------------------------
15 Cabofriense 15* (4 vitórias, saldo de gols: -8)
16 Mesquita 8**

* Fazem um confronto de ida e volta para a definição do rebaixado
** Rebaixado

Pela Taça Moisés Matias de Andrade, o torneio de consolação do Primeiro Turno, classificaram-se Macae, Americano, Cabofriense e Mesquita. A primeira semifinal, disputada em 21 de fevereiro, reuniu as equipes do Macae e do Americano. No tempo normal, zero a zero. Nos pênaltis, o Americano venceu por 5x4, e classificou-se para a decisão.

Na segunda semifinal, em 25 de fevereiro, o Mesquita derrotou a Cabofriense, por 2-1, indo também a decisão. Nil marcou duas vezes para o Mesquita, e Valdir fez o da Cabofriense. Na final, em 1° de março, o Americano derrotou o Mesquita, pelo placar de 1-0, com gol de Kieza, já nos minutos finais.

Temporada 2009

A temporada 2009 do Futebol Alternativo já está rolando. Temos, neste primeiro semestre, alem do já quase encerrado Campeonato Carioca, a disputa da Copa Rio, e das 2ª e 3ª divisões do Campeonato Carioca de Juniores.

No segundo semestre, entram em cena a 2ª e a 3ª divisões profissionais do Carioca, alem da série D do Campeonato Brasileiro, onde há representantes do Estado do Rio de Janeiro.

E aqui no Futebol Carioca Alternativo, você confere a melhor cobertura dos jogos e dos campeonatos “Lado B” do futebol do Rio. Fique ligado!